Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Musseline: um tecido com leveza, movimento e elegância

Oi gente!

Hoje nós vamos conhecer um tecido leve, que proporciona movimentos e elegância: a musseline!

Em vez de seguir a leitura, que tal conferir o conteúdo deste post assistindo ao vídeo que eu gravei para o meu canal da Maximus Tecidos?

Dá o play!

Aproveite para se inscrever no nosso canal e assistir os nossos vídeos novos sempre em primeira mão!

Sabe aqueles vestidos esvoaçantes, em que o tecido parece que flutua com os movimentos do corpo? Então, é esse o tipo de vestido que confeccionamos com a nossa queridinha musseline.

Antigamente, ela era chamada de “tecido de seda e ouro”. Hoje em dia ainda existem grifes que trabalham com a musseline de seda pura. Porém, além do tecido de seda ter o preço pouco acessível, também é muito frágil. Não pode ter nenhum contato com água ou umidade, porque escolhe e repuxa.

Foi aí que o sintético começou a ganhar espaço, afinal, ninguém quer confeccionar um vestido e usar apenas uma vez né?

OS 3 TIPOS DE MUSSELINE:

A característica principal de todas é a textura pigmentada e o caimento fluído.

MUSSELINE TOQUE DE SEDA

É a mais leve de todas. Ela é macia, tem um toque suave e é bem transparente. Alguns a chamam de chiffon ou gazar, porém, eles possuem características bem diferentes. O gazar por exemplo, é mais fino e tem um caimento ainda mais leve que a musseline. Já o chiffon, além de ser bem lisinho, sem essa textura pigmentada, tem um caimento mais pesado, sem contar que a qualidade é bem inferior a da musseline que é um tecido mais nobre.

É ideal para confeccionar vestidos de festa, camisas femininas e até blusinhas de alça, com babados, mais casuais. 

Por ser bem transparente, o mais indicado é sempre usar um forro.

Para as mulheres de silhueta maior, a dica é usar duas camadas de forro de um tecido leve, como o satin, por exemplo, ou um forro bem encorpado, como é o caso do crepe span ou do cetim com elastano. Assim, evitam-se aqueles marcas indesejadas do tecido sobre o corpo.

Já para a transparência de camisas ou blusinhas, você pode optar por usar uma regatinha ou top por baixo, ou ainda fazer a frente da peça dupla. Nesse caso, uma dica da estilista Inês Maximus é sempre cortar o tecido já dobrado, para ficar no mesmo fio e evitar que as costuras fiquem repuxadas. Isso vai deixar o acabamento impecável.

A musseline toque de seda também fica perfeita para confeccionar peças na linha de pijamas e lingeries, como camisas, baby dolls e robbies, já que é super macia e não amassa.

A mistura de uma aplicação de renda com a transparência do tecido, deixa a peça sensual e luxuosa!

Conheça as opções de Musseline Toque de Seda da MAXIMUS TECIDOS AQUI! 

MUSSELINE PESADA

É bem mais encorpada, e como o próprio nome diz, tem o caimento mais pesado. Embora ela também seja fluída, de acordo com os movimentos do corpo, ela não dá o mesmo efeito esvoaçante, como a musseline toque de seda.

O caimento deste tecido pesado é mais reto. Por ter o fio mais denso, ela também não é tão transparente. Tanto que para o caso de camisas e blusinhas o forro chega a ser opcional, vai de acordo com o seu gosto. No caso de vestidos, o forro é sempre indicado, pois além de disfarçar a transparência da saia, ajuda a não marcar o corpo.

Tanto na pesada, quanto na toque de seda, temos opções estampadas. Use e abuse das estampas na moda casual.

As estampas são sempre bem-vindas no look / Foto: reprodução.

Blusinhas, kimonos, echarpes, vestidos fresquinhos curtos e longos… Essas peças ficam lindas costuradas só na musseline!

Foto: reprodução.
Foto: reprodução.
Foto: reprodução.
Foto: reprodução.
Conheça as opções de Musseline Pesada da MAXIMUS TECIDOS AQUI!

CREPE DE MUSSELINE

Temos ainda o crepe de musseline, que recebe esse nome por ser um tecido mais denso, sem transparência e por possuir elasticidade. Mas tudo isso com a textura e leveza da musseline.

O caimento dele lembra bastante o do crepe nuage. Ele é leve, fluído, macio e super confortável no corpo.

Com ele você pode confeccionar as mesmas peças: blusinhas, camisas, vestidos

Pode ainda ser usado como forro da própria musseline. Já que não é transparente e tem um preço bem acessível.

Foto: reprodução.
Conheça as opções de Crepe de Musseline da MAXIMUS TECIDOS AQUI!

MUSSELINE DE SEDA PURA

Ela tem um toque macio, é transparente e tem um caimento fluido muito semelhante a musseline toque de seda.

Esse tecido é muito luxuoso! Usar uma peça de seda pura não é para qualquer ocasião.

Porém, cuidado! Todo tecido 100% seda é muito frágil e não pode ter contato com água ou umidade. Ela pode repuxar e acabar estragando a peça.

Conheça as opções de Musseline de Seda Pura da MAXIMUS TECIDOS AQUI!

RESUMINDO

A musseline toque de seda e a de seda pura são bem transparentes, com caimento leve e esvoaçante. Já a musseline pesada quase não tem transparência e tem o caimento reto. E por fim, o crepe de musseline não tem transparência, tem bastante elastano e também tem o caimento fluído.

Então é isso, gostaram das dicas de hoje? Agora é só usar e abusar da musseline nesse verão!

Por hoje é só pessoal! mas se quiser continuar aprendendo mais sobre os tipos de tecidos para vestidos de festa, CLIQUE AQUI para saber tudo sobre o zibeline.

Assuntos Relacionados

Comentários

7 respostas

  1. Para vestidos de festa com musseline toque de seda, qual o forro mais indicado? Achei o cetim com elastano um pouco pesado para a leveza que o musseline demonstra.

    1. Oi, Bianca! Tudo bem?

      Uma opção mais leve que o cetim com elastano é o Satin. A leveza dele combina bastante com a musseline toque de seda! Porém, só uma camada de forro desse tecido não é suficiente, porque fica transparente, ele é muito fininho! O ideal é fazer ou o forro duplo, ou dupla a própria saia de musseline pra evitar esse desconforto da transparência 🙂

  2. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *