Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é tafetá?

Na busca por tecidos de qualidade que possam ajudar na criação de belas peças, você pode estudar um pouco mais sobre o que é tafetá e descobrir as muitas utilidades desse tecido que se tornou um sucesso na moda festa.

Bom, podemos dizer que o tafetá é um tecido atemporal. Ele sempre se renova e costuma ressurgir dentre as tendências quando o assunto é moda festa, ou seja, a criação de peças mais elegantes, vestidos e roupas próprias para eventos sofisticados.

O tafetá é um tecido muito antigo feito a base de fibra de seda ou material sintético. Pesquisas apontam que seu surgimento se deu na antiga Pérsia, há mais de 1000 anos. Hoje a China é o principal produtor desse tecido.

Mas, afinal, o que é tafetá? Quais tipos de roupa podem ser confeccionados com ele? Será que existe só um tafetá, ou existem variações desse tecido? Acompanhe esse conteúdo para tirar todas as suas dúvidas.

Tecido tafetá da Maximus Tecidos

O que é tafetá e como ele pode ser usado na moda?

Esse é um tecido muito volumoso. Por essa razão, ao pesquisar sobre o que é tafetá você pode encontrar alguns materiais que dizem que era um dos tecidos preferidos da realeza.

Hoje, embora não tenha mais lugar na confecção de vestidos para reis e rainhas, o tafetá continua sendo um tecido nobre, inclusive vestindo estrelas hollywoodianas em eventos de primeiríssima classe.

  • Moda festa:

O seu efeito “bufante” e volumoso faz com que seja perfeito para moda festa. Ele pode ser adornado com pedrarias, belos decotes e efeitos em renda. Tudo isso acaba valorizando ainda mais a peça.

É importante ainda ressaltar que, embora o tafetá seja lembrado pelos vestidos volumosos, é possível fazer cortes e modelos mais discretos, com saias mais justas e de caimento mais reto.

Inclusive é um tecido amplamente utilizado para criação de vestidos tubinhos e no modelo sereia, com um ajuste mais delineado, e que valoriza bastante as curvas de mulheres de todos os biotipos.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Tipos de tafetá – conheça as diferenças

Além de descobrir o que é o tecido você também descobrirá nesse conteúdo que existem diferentes tipos desse tecido. Eles trazem algumas particularidades que são importantes de conhecer na hora de escolher qual usar.

  • Tafetá com elastano:

O tafetá com elastano possui um leve brilho, mas não chega a ser nada extravagante. Ele é capaz de atribuir volume às peças. Isso significa que o tafetá desse tipo pode ser usado, por exemplo, para mangas e ombros bufantes ou saias mais armadas.

Ele possui uma quantidade de elastano em sua composição, o que faz com que se ajuste melhor ao corpo, deixando as roupas com um belo caimento.

Além da moda festa, que já falamos anteriormente, ele também pode ser facilmente aplicado na moda casual em blusas, saias e blazers.

Tecido tafetá com elastano da Maximus Tecidos
Foto: Pinterest
  • Tafetá indiano e a moda do oriente médio:

O tafetá indiano é o tecido que mais é usado nas roupas indianas e de países do oriente médio. As cores vibrantes e fortes podem aparecer com frequência nesse tipo de tecido.

Ele possui bastante volume embora tenha uma espessura mais fina do que o tafetá com elastano. Ele não cede nada, o que significa que a roupa precisa ser ajustada milimetricamente para ter um bom caimento.

Tecido tafetá indiano da Maximus Tecidos
  • Tafetá Sevilha:

O Tafetá Sevilha é perfeito para forro. É um tecido de altíssimo valor agregado, que deve ser usado como forro em peças de alta qualidade e até com um teor nobre atribuído.

Tafetá sevilha da Maximus Tecidos

Agora que você já sabe o que é o tecido tafetá pode perceber que esse tecido é realmente muito versátil. Ele pode ser utilizado em diferentes ocasiões, é extremamente versátil e capaz de criar peças muito bonitas.

Confira todas as opções de tecido tafetá no site da Maximus Tecidos aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *