Saber o que é tecido crepe e como identificá-lo é um dos primeiros passos para quem está começando a descobrir mais sobre o mundo dos tecidos. O crepe é um tecido tradicional e um dos mais usados na confecção de roupas.
É importante salientar que cada tecido é muito particular e que além da distinção entre diferentes tecidos, há ainda mesmos tecidos fabricados em fios diferentes. Ou seja, há também distinção entre tecidos iguais.
Antes de comprar ou fazer uma peça é fundamental entender um pouco mais sobre cada tipo de tecido, visto que cada um traz características diferentes às roupas.
Há tecidos que combinam mais com determinados tipos de roupa que outros, sendo fundamental saber qual é a melhor opção para o modelo desejado.
Saber identificar o que é tecido crepe não é muito complexo. O tecido é caracterizado por ser leve, opaco e uma superfície levemente rugosa. Entretanto, essa definição acaba sendo vaga quando avaliamos o tecido com mais detalhes.
Primeiramente, é importante entender que o crepe pode ser feito com diferentes materiais. Antigamente sua fabricação se dava em seda ou em algodão, ambos os fios naturais disponíveis.
Mas com o desenvolvimento de fibras sintéticas houve uma maior variação de fios. Hoje, é possível encontrar tecido em crepe com elastano, poliéster ou uma mistura entre fios naturais e sintéticos. O tipo de fio influencia – e muito – no resultado final do tecido.
Como dito anteriormente, saber o que é tecido crepe de forma generalizada é simples, mas há diversos tipos de crepe e, muitas vezes, distinguir entre eles pode ser um pouco difícil. Os principais modelos são:
“Bubble” quer dizer bolha em inglês e o nome é totalmente sugestivo ao tecido. A superfície desse crepe é cheio de bolinhas pequenas, trazendo rugosidade ao tecido.
Apenas pelo nome já dá para imaginar que o crepe Dior é um tipo fino desse tecido. Ele é mais pesado, mas não deixa de ser extremamente elegante e sofisticado.
Assim como o Dior, o crepe Pasquale também é pesado. Possui um toque mais acetinado, trazendo um charme ao tecido.
O Voque tem uma superfície granulada, também é pesado e apresenta um leve brilho.
O Nuage é caracterizado por ter pequenas fissuras em sua superfície. É muito utilizado na confecção de roupas e é bem leve.
Este tipo de tecido é pesado, tem brilho e sua superfície é mais lisa.
Já o crepe lorraine é totalmente liso. É fabricado em fibras sintéticas de forma que o resultado final se assemelha um pouco com a seda.
O crepe de musseline tem esse nome por ser um tecido mais denso, sem transparência e por possuir elasticidade. Mas tudo isso com a textura e leveza da musseline.
O nome também é bem sugestivo. “Summer” quer dizer verão, uma ótima estação para usar este tipo crepe já que ele é bem leve.
O modelo alfaiataria é encorpado, firme, confortável e uma ótima opção para os mais diversos tipos de roupa.
Saber o que é tecido crepe à primeira vista pode ser um pouco difícil, mas o que é fácil de saber é onde comprá-lo.
Na Maximus Tecidos é possível encontrar uma variedade de tecidos crepe, nas mais variadas cores.
Clique aqui e confira todas as opções de tecido crepe no site da Maximus Tecidos!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…
View Comments
Conheça o Programa de Formação Profissional COSTURA DE SUCESSO, o Curso Online de Costura Oficial da Maximus Tecidos: 👉 https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana
Adorando
Adorei as informações, principalmente sobre tecidos!
Vou por em pratica