Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O Que É Tecido Viscose?

A viscose é um tecido muito popular e comumente utilizado para confeccionar diversos tipos de roupas. Mas o que é tecido viscose de fato? É importante saber para entender melhor sobre as suas propriedades.

Um tecido de viscose é totalmente diferente de um tecido de organza, por exemplo. Saber onde e como usar cada variedade de tecido é essencial para conseguir produzir uma peça que atenda as expectativas.

Uma roupa de frio não será feita – pelo menos na maioria das vezes – com o mesmo tecido de uma roupa de verão. São propostas diferentes e exigem tecidos diferentes.

O que é tecido viscose

Para saber o que é tecido viscose é importante entender sobre a sua matéria-prima. No ramo têxtil há três grandes categorias de tecidos: os tecidos feitos com fios naturais, fios sintéticos ou por uma mistura de fios.

Quando falamos em fios naturais nos referimos, principalmente, ao algodão, seda e linho. Sobre os fios sintéticos, o poliéster e o elastano são os mais conhecidos.

No caso da viscose, a matéria-prima desse tecido é artificial, podendo ser produzida através do linter da semente de algodão ou da polpa da madeira. Ela é classificada como natural ou sintética?

É uma definição difícil, pois a sua composição é natural, mas é preciso passar por um processo industrial para se tornar um fio. O algodão, por exemplo, só precisa ser trabalhado manualmente para se tornar um tecido.

Mas enfim, tendo considerado isso, quais as principais características da viscose? Para entender o que é tecido viscose é preciso conhecer as suas particularidades!

A principal característica desse tecido é a sua leveza. A viscose é um tecido leve e com muito movimento. Tem um ótimo caimento no corpo e favorece todos os tipos de curva.

O seu material é ótimo na retenção de umidade e, também, favorece a troca de calor com o meio. Ou seja, o calor não fica abafado entre a pele e a roupa (o que normalmente acontece com os fios sintéticos).

O que é tecido viscose: onde usar?

Sabendo o que é tecido viscose, resta saber onde usar essa categoria de tecidos. A viscose, de maneira geral, é muito utilizada na confecção de roupas mais leves, focadas em estações mais quentes.

Vestidos, saias e blusas de verão são peças onde a viscose cabe muito bem, pois proporciona maior sensação de frescor e conforto.

É claro que as propriedades da viscose podem ser modeladas quando há a mistura de outros fios. A viscose pode acabar se tornando um pouco mais estruturada, por exemplo.

O ideal é sempre avaliar a composição da roupa para saber qual será a sua melhor aplicação. A mistura de viscose com elastano, por exemplo, é muito comum.

O tecido se torna um pouco mais tenro e ganha maiores propriedades elásticas. É essencial avaliar a porcentagem de cada fio e verificar quais são as principais características de cada um deles para presumir o resultado na peça final.

Como escolher e onde comprar viscose

Independente do objetivo final da viscose é essencial adquirir um produto de qualidade. Tecidos de alta qualidade proporcionam:

  • Maior durabilidade
  • Maior resistência
  • Melhor acabamento
  • Melhor caimento
  • Não mudam as propriedades após a lavagem
  • Demorar mais a desbotar (isso quando ocorre a perda de cor)

Então, a busca por um tecido que tenha uma boa relação de custo x benefício é a chave para realizar uma boa compra.

Na Maximus Tecidos, confira as melhores e mais belas opções em tecido viscose!!!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *