Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é Tensão do Ponto? Como ajustar a tensão na máquina?

O ponto de tensão é o que vai indicar o quanto sua linha estará esticada na hora de realizar o ponto em sua costura, é algo que deve ser ajustado para garantir que seus pontos saiam consistentes e ambos os lados da sua costura estejam iguais, porém como se ajustar uma tensão do ponto da máquina.

Existem diversos fatores no qual pode influenciar sua máquina a ter um ponto desregulado como deixar a tensão do ponto da máquina fora da numeração padrão que fica entre 3 e 5, fazendo com que a costura fique frouxa ou apertada demais o que fará essa costura ser perdida, uma dor de cabeça a nós costureiras.

Ao se iniciar nessa jornada o ajuste da máquina de costura e suas manhas são um verdadeiro dilema para as artistas novatas, por esse motivo incluímos um módulo de conhecimento total sobre essa ferramenta de trabalho no nosso curso de costura Gente que Ama Costurar ensinada por nada mais nada menos que a estilista Idineia Merci.

Como se ajustar corretamente a Tensão do Ponto na Máquina?

As linhas da máquina possuem uma pressão sobre o tecido é medida em que ela se move faz com que as camadas do tecido se desloquem fazendo com que a costura seja feita, a numeração da tensão do ponto é o que irá possibilitar que a pressão seja adequada ao tecido, evitando com que ele se enrugue ficando inacabado.

A tensão muito baixa irá deixar seu ponto solto assim como a tensão do ponto muito alta irá fazer com que ele fique muito apertado deixando o acabamento mal feito, o ideal é que entre 4 a 5 dependendo do modelo da sua máquina, por isso verifique isso antes de começar a costurar, a qualidade da costura é algo essencial.

Outro fator que pode influenciar também o resultado da sua costura é o tipo de tecido, não são todos que se enquadram entre essa numeração de tensões, por isso caso a peça que você esteja trabalhando for mais grossa como couro sintético ou jeans por exemplo, a tensão deverá ser maior para melhor fixação da costura.

Para um tecido mais fino como seda, cetim, etc, usamos a numeração da tensão menor, e com tecidos mais grossos e firmes como sarjas, um brocado, um tricô, são confeccionados com a tensão mais alta para o tecido deslizar melhor na costura da máquina, a pressão dita qual será a força da máquina sobre sua peça.

Recomendamos que você pesquise sobre as necessidades de cada tecido, teste em um pedacinho no qual você esteja confeccionando e entenda qual melhor numeração da tensão do ponto se enquadra para ser firme e que ao mesmo tempo tenha um acabamento sutil e bonito, encontre todos os tipos na Maximus Tecidos.

É muitas informações eu sei, mas não se preocupe para se entender melhor esse assunto a prática é a melhor opção, no nosso curso de costura Gente que Ama Costurar da Maximus Escola de Moda as aulas são 100% práticas sendo gravados onde você poderá assistir e reassistir em todas as horas num período de 5 anos!

Invista naquilo que é de qualidade e aprenda técnicas únicas desde a montar seu ateliê de costura a confecção de peças casuais dos mais variados tipos! Faça parte do nosso time de 12 mil alunos satisfeitos! Espero ter tirado todas suas dúvidas sobre tensão de ponto na costura! Até mais.

Ganhe 10% de desconto em qualquer máquina utilizando o cupom SINGERMAXIMUS, e ainda mais 13% de desconto no pagamento à vista!

Confira as Máquinas de Costura Disponíveis no site da Maximus Tecidos: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *