Saber o que é tule é fundamental para qualquer costureira que quer ganhar notoriedade no mercado. Afinal, esse é um estilo de tecido que sempre é solicitado, principalmente – mas não somente – na confecção de peças para moda festa.
Talvez você não o conheça por nome, mas o tule é um tecido muito popular. Ele é aquele tecido levinho, que parece “furadinho” e é usado para armar vestidos de festa, de ballet, entre outros.
O tule pode ser feito a base de fios de seda, nylon ou algodão, poliamida ou poliéster. Possui tramas bem abertas, que dão mesmo essa sensação e leveza, fragilidade e delicadeza. É um tecido muito bonito e que pode ter grande utilidade nas suas criações.
Saber o que é tule ajudará você a entender melhor a sua possível utilização. O tule é muito aplicado em sobreposições para trazer volume e aproveitar a sua transparência, valorizando as peças.
Ele é um clássico na moda festa, principalmente na criação e vestidos e noiva. Por isso, se você pretende entrar especificamente nesse mercado é muito importante saber o que é tule e até mesmo aprender a manuseá-lo.
Além de ser utilizado especificamente nas saias, para trazer a leveza e o volume que muitas noivas procuram, ele também o tecido mais indicado para o véu da noiva – um item que, embora não seja obrigatório, ainda é requisitado por muitas mulheres.
Inclusive, se observarmos a história desse tecido, descobriremos que ele foi usado pela Rainha Victoria em seu próprio casamento no ano de 1840. Foi justamente nesse episodio que o tule se tornou tão popular para vestidos de noivas.
Uma surpresa ao descobrir o que é tule é saber que ele também pode ser usado na moda casual. Claro que isso dependerá do modelo e da aplicação do tecido. Mas, com cautela e cuidado é possível inclui-lo no dia a dia.
Blusas em tule ou com detalhes que aproveitam a sua transparência, por exemplo, são uma boa opção nesse sentido. Elas funcionam bem tanto para eventos descolados – como uma balada ou um happy hour com as amigas – quanto para situações mais sérias, mas que não exijam roupa social.
Além do tule tradicional você pode encontrar variações desse tecido. O tule bordado, por exemplo, você pode utilizar para criação de moda festa principalmente com recorte e aplicação dos desenhos.
Mas, além desses dois existem outros tipos de tule. Esse é um tecido bem bonito, capaz de atribuir muito romantismo e delicadeza às peças ao mesmo tempo em que pode ser trabalhado para um look mais sensual.
Por ser um tecido tão delicado e fino, quando você descobre o que é tule também descobre que ele demanda alguns cuidados essenciais.
A lavagem deve ser sempre a mão e usando apenas sabão ou detergente neutro. O tule não deve ser esfregado, pois isso pode causar rasgos e danificar o tecido. A secagem também é especial.
Deve-se abrir a peça em cima de uma toalha seca e, com outra toalha seca por cima, pressioná-la para que a água saia. Isso será o suficiente para estimular a secagem de maneira segura.
Como você pode ver, trabalhar com o tecido requer algum cuidado e conhecimento. Mas, esse é um tecido tão bonito e tão delicado que você provavelmente não conseguirá mais deixá-lo de lado agora que sabe o que é tule.
Clique aqui e confira as lindas opções em tecidos de tule disponíveis no site da Maximus Tecidos!
Você já parou para pensar no que acontece por trás da câmera nas aulas dos…
Olá! Tudo bem? A Oficina Gratuita de Ajustes e Consertos de Roupas já vai começar…
Olá, tudo bem com vocês? Aqui é a professora Viviane Alves. A nossa Oficina Gratuita…
Olá, tudo bem com vocês? Professora Viviane Alves aqui com a lista de materiais completa…
Você já pensou em transformar sua habilidade com a costura em uma fonte de renda?…
O tecido jacquard é uma verdadeira joia da indústria têxtil. Reconhecido por seu alto relevo…