Saber o que é tule é fundamental para qualquer costureira que quer ganhar notoriedade no mercado. Afinal, esse é um estilo de tecido que sempre é solicitado, principalmente – mas não somente – na confecção de peças para moda festa.
Talvez você não o conheça por nome, mas o tule é um tecido muito popular. Ele é aquele tecido levinho, que parece “furadinho” e é usado para armar vestidos de festa, de ballet, entre outros.
O tule pode ser feito a base de fios de seda, nylon ou algodão, poliamida ou poliéster. Possui tramas bem abertas, que dão mesmo essa sensação e leveza, fragilidade e delicadeza. É um tecido muito bonito e que pode ter grande utilidade nas suas criações.
Saber o que é tule ajudará você a entender melhor a sua possível utilização. O tule é muito aplicado em sobreposições para trazer volume e aproveitar a sua transparência, valorizando as peças.
Ele é um clássico na moda festa, principalmente na criação e vestidos e noiva. Por isso, se você pretende entrar especificamente nesse mercado é muito importante saber o que é tule e até mesmo aprender a manuseá-lo.
Além de ser utilizado especificamente nas saias, para trazer a leveza e o volume que muitas noivas procuram, ele também o tecido mais indicado para o véu da noiva – um item que, embora não seja obrigatório, ainda é requisitado por muitas mulheres.
Inclusive, se observarmos a história desse tecido, descobriremos que ele foi usado pela Rainha Victoria em seu próprio casamento no ano de 1840. Foi justamente nesse episodio que o tule se tornou tão popular para vestidos de noivas.
Uma surpresa ao descobrir o que é tule é saber que ele também pode ser usado na moda casual. Claro que isso dependerá do modelo e da aplicação do tecido. Mas, com cautela e cuidado é possível inclui-lo no dia a dia.
Blusas em tule ou com detalhes que aproveitam a sua transparência, por exemplo, são uma boa opção nesse sentido. Elas funcionam bem tanto para eventos descolados – como uma balada ou um happy hour com as amigas – quanto para situações mais sérias, mas que não exijam roupa social.
Além do tule tradicional você pode encontrar variações desse tecido. O tule bordado, por exemplo, você pode utilizar para criação de moda festa principalmente com recorte e aplicação dos desenhos.
Mas, além desses dois existem outros tipos de tule. Esse é um tecido bem bonito, capaz de atribuir muito romantismo e delicadeza às peças ao mesmo tempo em que pode ser trabalhado para um look mais sensual.
Por ser um tecido tão delicado e fino, quando você descobre o que é tule também descobre que ele demanda alguns cuidados essenciais.
A lavagem deve ser sempre a mão e usando apenas sabão ou detergente neutro. O tule não deve ser esfregado, pois isso pode causar rasgos e danificar o tecido. A secagem também é especial.
Deve-se abrir a peça em cima de uma toalha seca e, com outra toalha seca por cima, pressioná-la para que a água saia. Isso será o suficiente para estimular a secagem de maneira segura.
Como você pode ver, trabalhar com o tecido requer algum cuidado e conhecimento. Mas, esse é um tecido tão bonito e tão delicado que você provavelmente não conseguirá mais deixá-lo de lado agora que sabe o que é tule.
Clique aqui e confira as lindas opções em tecidos de tule disponíveis no site da Maximus Tecidos!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…