Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é um tecido de algodão?

O Que É Um Tecido De Algodão?

Antes de sabermos o que é um tecido de algodão, é importante lembrarmos que ele é um tecido feito de fibras naturais, derivadas de uma planta que primeiramente foi popularizada na Arábia nos anos 4.500 a.c.

Após sua popularidade subir cada vez mais, pela versatilidade e qualidade do tecido, os Árabes começaram a exportar para a Europa, como moeda de troca, e até então ele era muito utilizado pelas classes mais nobre, pelo seu alto custo.

Nos dias de hoje, os tecidos de algodão passaram por várias mudanças, principalmente após os anos 30, depois da criação de tecidos sintéticos, que revolucionaram o mercado.

O Que É Um Tecido De Algodão?

O que é um tecido de algodão e quais os tipos.

Sendo o tecido mais utilizado no mundo, além de se saber o que é um tecido de algodão, é importante também conhecer suas variações hoje disponíveis no mercado, e que vem se atualizando cada vez mais.

Como dito anteriormente, os tecidos de algodão puro são considerados nobres, e muito utilizados até o dia de hoje, porém, com o avanço da tecnologia eles também passaram por uma mudança, e um leque de possibilidades se abriu nesse ramo.

Vamos conhecer, a seguir, alguns dos principais tecidos de algodão utilizados hoje, e o que são eles.

  • Algodão fio 24

    O fio do algodão varia de 24,1 á 30,1, e quanto mais baixo, mais espesso e de qualidade menor é o fio. Esse tecido é muito utilizado para produção em larga escala, por lojas que pretendem oferecer um produto mais barato e acessível.

  • Algodão fio 30 penteado

    Esse é o queridinho, pelo seu custo-benefício. É conhecido pela sua vantagem de não criar as tão indesejadas ‘’bolinhas’’ no tecido, pelo seu processo de confecção, que elimina todas as impurezas

  • Brie Leve

    Esse é o tecido utilizado para confecção de calças jeans, é confortável e em suas variações, pode também ser combinado com elastano, para dar um caimento mais justinho, como nas calças jeans Skinny.

  • Brie pesado

    O brie pesado é composto por fios mais espessos, e muito utilizado na criação de uniformes. As empresas dão preferência para esse tecido pelo seu custo-benefício, que são elevados. É um tecido muito confortável, e sua durabilidade é superior as outras oferecidas hoje no mercado

    Agora que você sabe o que é um tecido de algodão, provavelmente quer saber se vale a pena ou não se trabalhar com esse material, é o que veremos a seguir.

Os prós e os contras dos tecidos de algodão

Como vimos acima, vai depender qual tipo de tecido você escolhe para sua produção, já que cada um tem suas especificidades.

O tecido de algodão puro, tem um custo elevado, porém é muito resistente e confortável, em comparação a suas outras variações. É muito indicado para produção de camisetas, principalmente.

Já as variações do algodão que são misturados com tecidos sintéticos, é sempre bom prestar atenção não apenas no preço, mas nas proporções de algodão disponíveis nesse tecido, quanto maior a proporção de algodão, melhor a qualidade.

Já as peças que tenham uma proporção baixa de algodão em sua composição, tendem a desbotar com mais facilidade, e deformar o tecido, perdendo a qualidade do caimento.

Onde comprar tecidos de algodão

Agora que você já sabe o que é o tecido de algodão e todas as suas qualidades, tenho certeza que deseja poder trabalhar com esse produto. Porém, todo o cuidado é pouco na hora de comprar esses tecidos.

Tenha em mente a qualidade das peças que você pretende oferecer, e dê preferência para os tecidos de algodão puros.

Na Maximus Tecidos, você encontra uma grande variedade desses tecidos, por um preço justo e alta qualidade!

Confira as opções de tecido de algodão no site da Maximus Tecidos Aqui!

Gostou de descobrir o que é o tecido de algodão? Agora é só escolher o que melhor se encaixa na sua produção, e mão na massa!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *