Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O Que É Um Tecido De Malha?

O setor têxtil é realmente complexo, visto que há diversos tipos de tecidos e cada um deles possui uma diversidade de sub-classes. Saber o que é um tecido de malha é um dos primeiros passos para se inteirar no mundo dos tecidos.

É muito importante conhecer um pouco dos tipos de tecidos e quais são as suas principais características antes de realizar qualquer aquisição. Isso porque cada um deles confere à peça final uma característica diferente.

Então, o princípio é entender como os tecidos se comportam para que seja possível escolher o ideal. O artigo de hoje falará um pouco sobre as malhas!

Afinal, o que é um tecido de malha?

O primeiro ponto é saber definitivamente o que é um tecido de malha. Esse tecido comumente é confeccionado com fios alinhados na horizontal e na mesma direção. A grande característica da malha é a ELASTICIDADE.

São tecidos naturalmente confortáveis e geralmente não amassam, sendo uma ótima opção para diversas ocasiões. Com ele é possível fazer blusas, saias, vestidos e muitas outras peças.

É importante entender que a denominação “malha” engloba diversas sub-classes de tecido, como helanca, malha crepe, malha lurex, tule e muitas outras.

Costumam-se questionar sobre a diferença entre a malha e o que chamamos de “tecido plano”. Este último geralmente não possui elasticidade (é possível tornar o tecido plano mais elástico com o uso do elastano).

O segredo da elasticidade da malha é, de fato, a trama dos fios. Então a elasticidade independe da composição dos fios que constituem as peças.

Ainda sobre o que é um tecido de malha, esse tecido pode ser confeccionado tanto com fios naturais (como algodão), quanto com fios sintéticos.

Então, se você está procurando um tecido que seja bem elástico, considere àqueles que são classificados como “malha”.

Sobre qual tipo de malha escolher, aí é necessário considerar a finalidade da peça que será produzida para saber qual a malha ideal.

Já sabe o que é um tecido de malha? Descubra como escolher

Saber o que é um tecido de malha é o primeiro passo para fazer uma compra certeira, no entanto, esse é apenas o começo.

Foi falado que para conseguir produzir uma peça de qualidade e que atenda as expectativas é necessário escolher o tecido ideal, correto? Mas não é somente a isso que devemos nos atentar.

A qualidade é outro fator fundamental. De nada adianta escolher o tipo de malha perfeita para a roupa se o material em si não for de qualidade.

As consequências de usar uma malha de qualidade inferior são diversas, incluindo pouca durabilidade, desbotamento e, também, após a costura a peça pode ficar torta ou encolher pós-lavagem.

Então, antes de comprar um tecido verifique:

  • Qual a composição dos fios
  • Qual nº dos fios (quanto maior o número, mais fino é o tecido)
  • Quais as qualificações do fornecedor
  • Relação de custo x benefício
  • Qual é a fama do fornecedor no mercado

Conheça a Maximus Tecidos

Dito tudo isso, restarão diversas opções de fornecedores de malhas no mercado, mas a Maximus Tecidos merece o devido destaque.

A Loja Online tem referência no mercado têxtil há anos. O crescimento deve-se à qualidade e o custo x benefício dos produtos, que é impecável.

Então, sabendo o que é um tecido de malha e onde comprar, só resta procurar o tipo de malha que você deseja e realizar a sua compra.

Acesse o site da Maximus Tecidos e veja quais são as opções em malha!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *