Você sabe o que é veludo devorê? É um tecido muito versátil, eclético, que serve tanto para a noite quanto, em alguns casos, para o dia.
Esse é um tecido que passa por uma técnica de origem francesa onde é possível criar desenhos com transparência em toda a superfície do tecido. Com isso você tem um tecido lindo, com diversas possibilidades para criação.
Não é difícil saber o que é veludo devorê, tampouco reconhecê-lo. Muitas vezes é preciso tocar para sentir a textura, mas conforme você se adapte a ele perceberá que é possível reconhecer um desses tecidos apenas ao olhar.
De qualquer forma, vamos lhe falar mais a respeito dê o que é o veludo devorê, comentando sobre as melhores aplicações e finalidades para ele.
O veludo devorê é reconhecido por ser um tecido pesado, com partes aveludadas e pontos de transparência. Essas transparências são feitas formando desenhos, fazendo com que o tecido seja ainda mais bonito.
Devorê é uma palavra que vem do francês. É uma técnica aplicada em diversos tipos de tecidos, entre eles o veludo. Ela basicamente significa “devorar”, que aqui e adaptado para algo como “mastigar”.
O termo faz referência à técnica que é usada para gastar apenas alguns pontos do tecido, de modo que se tornem transparentes. Os padrões também podem ser diversos, indo desde arabescos e flores até poá.
Outro nome possível para essa técnica é ‘Burnout’, também de origem francesa. Se trata de uma técnica muito delicada, pois é feita através do uso de produtos químicos que reagem e desgastam apenas as fibras a base de celulose, e ignoram aquelas a base de proteína.
Se não for aplicado de forma correto, o devorê pode causar rasgos e/ou buracos em locais indesejados, desvalorizando o tecido. Agora que você sabe o que é veludo devorê entende ainda mais porque é um tecido tão valorizado.
A melhor forma de identificar um veludo devorê é percebendo se ele possui esses desenhos com locais mais desgastados que acabam formando padrões. Se sim, você está diante de um devorê tradicional.
A aplicação e o uso desse tecido são diversos. Se trata de um material extremamente versátil e que pode servir para a criação das mais variadas peças.
Você pode criar lindos vestidos, ideais sobretudo para a noite. Como o veludo é um tecido mais pesado – mesmo com pontos de desgaste – ele deve preferencialmente ser a aposta para eventos noturnos.
O veludo geralmente não combina com peças muito justas, e costuma marcar muito o corpo. O mais indicado é que você crie peças mais largas, modelos de roupas soltinhas que possam aproveitar o bom caimento do tecido.
Uma dica tão importante quanto saber exatamente o que é o veludo devorê é entender que você não deve criar peças em que dois tipos diferentes de veludos e tecidos em devorê se encontrem.
Isso deixará um resultado carregado e poluído demais. Para valorizar os detalhes das peças prefira usar apenas o veludo devorê sozinho para criação, no máximo combinado com outro tecido liso e mais leve.
Esse tecido é perfeito ainda para criar detalhes em outras roupas, como, por exemplo, mangas e decotes em blusas. Tudo sempre valorizando os desenhos e as formas nos detalhes em Burnout.
Você já sabe o que é veludo devorê e sabe como usá-lo para a criação de belas peças de roupas femininas. Sempre aproveite esse tecido para criar roupas que podem ser usadas tanto no dia a dia quanto em ocasiões especiais.
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…