O que fazer com retalhos de tecidos?


3
102 compartilhadas, 3 points

É um fato: retalhos de tecidos são um grande coringa da decoração. Porém, algumas pessoas não sabem por onde começar a expressar sua criatividade. Se esse for o seu caso, seus problemas acabaram.

Se você já trabalha com tecidos, deve ter percebido que ao confeccionar uma peça, muitas sobras de tecidos. Ao longo dos trabalhos, esse volume só aumenta. Nesse caso, usar os restos de tecido é questão de evitar desperdício.

Portanto, mãos à obra! Aqui, você vai aprender algumas técnicas incríveis para reaproveitar os retalhos de tecidos que sobraram no seu ateliê. Além disso, vamos explicar um pouco do conceito de patchwork.

Foto: reprodução

 

Patchwork é a única saída?

Foto: reprodução

Patchwork é uma palavra em inglês que se traduz literalmente para “trabalho com pedaços”, no caso, retalhos de tecidos. A ideia é fazer com que os pedaços das diversas estampas harmonizem entre si.

Apesar de ser muito relacionado com reutilização de tecidos, o patchwork é uma estética muito usada premeditadamente. Isso porque as peças que ele produz são sempre muito vivas e coloridas, proporcionando um ambiente receptivo e confortável.

Porém, o patchwork requer um nível de costume com a agulha um pouco maior, não sendo recomendados para iniciantes. Em uma das dicas a seguir, utilizaremos linha e agulha de costura. Por isso, daremos dicas de como utilizá-las no final.

Enfeites para recipientes reaproveitados

Foto: reprodução

Você vai precisar de:

  • Retalhos de tecido
  • 1 Tesoura
  • 1 Pistola de cola-quente
  • Potes de plástico, garrafas ou qualquer outro recipiente
  • 1 Lápis
  • Fitas, babados ou lacinhos

Passo-a-passo:

Faça uma medição da altura do pote e faça o acabamento necessário.

Depois, meça seu diâmetro e recorte um pedaço de pano de mais ou menos um terço da altura do recipiente e com pelo menos 4 cm a mais de comprimento em relação ao diâmetro.

Agora, passe cola-quente nos entornos da peça e um pouco a menos no meio. Vá colando a peça no recipiente, usando o lápis para tirar os enrugados e deixar a colagem uniforme.

Termine colocando os detalhes da sua preferência na junção entre o tecido e o pote.

Bolsinhas – Retalhos de Tecidos

Foto: reprodução

Você vai precisar de:

  • Retalhos de tecido
  • Agulha e linha de costura
  • 1 Zíper
  • 1 Tesoura
  • 1 Pistola de cola-quente
  • Alfinetes

Passo-a-passo:

Corte dois círculos de mais ou menos 10 cm de raio dos tecidos de sua preferência. Depois, corte um pedaço de mais ou menos 5 cm de espessura e 2 cm a mais de comprimento que o diâmetro dos círculos.

Faça uma marcação na metade da espessura da tira de tecido do comprimento do zíper. Corte e depois cole as laterais, dobrando-as mais ou menos 1 cm para dentro do tecido com cola-quente. Cole o zíper na abertura.

Acople os dois círculos na tira de tecido, deixando as rebarbas para o lado oposto ao do zíper. Costure tudo. Não se importe muito em deixar perfeito, só mantenha os dois lados mais ou menos simétricos.

Depois de costurado, dobre as rebarbas para dentro e sua bolsinha de moedas está pronta.

Dicas sobre como utilizar a agulha com segurança 

Foto: reprodução

Primeiramente, você sempre deve saber onde está sua agulha. Para isso, recomendamos comprar um kit com um porta-agulhas ou usar uma almofadinha especial. Nunca deixe sua agulha solta, para evitar acidentes.

Para conseguir colocar a agulha no buraco, faça um nozinho em um dos pontos da agulha, que deve ser maior que o buraco. Depois, dobre a outra ponta e atravesse a agulha com ela. Assim, fica mais fácil pegar do outro lado.


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

3
102 compartilhadas, 3 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
0
Amei
Incrível Incrível
0
Incrível
O Melhor O Melhor
1
O Melhor
Camila Nishida

Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.