Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que são cós e barra italiana?

Cós de costura são os pontos de costura que você pode fazer em várias situações. Eles podem ser usados para reforçar o decote, ou para dar um toque especial à sua roupa.

A barra italiana é uma maneira de criar um cós no final do tecido que pode ser utilizado para reforçar a parte superior da saia ou outras peças. Ela é feita a partir de duas cores diferentes do tecido: uma que se encaixa no topo (ou sobreposição) e outra que se encaixa abaixo da linha da cintura (ou contraste).

Com o papel de garantir transparência, legitimidade e qualidade dos produtos e do ensino, a Maximus Tecidos vem mostrar a você como funcionam as barra italiana.

Como fazer cós e barra italiana

Em cada processo da costura há etapas a serem seguidas, as peças possuem várias ‘partes’ a serem costuradas até formar uma peça completa.

Se você ainda não sabe como colocar cós, fazer barra italiana ou costura, saiba que isso é muito fácil.

O primeiro passo é escolher a barra da sua calça. Ela pode ser de qualquer cor e estilo.

Depois disso, você precisa do tecido. O tecido que você vai usar precisa ser bem fininho, para que ele fique bem fino na barra e dê um efeito delicado no look.

Aprenda a colocar cós costura na barra de uma peça de roupa, seja ela um vestido ou uma blusa. A barra é uma das partes mais importantes do tecido e pode ser confeccionada em vários materiais, mas o mais comum é fazer em malha, que é muito resistente e flexível.

Passo 1: Para preparar a barra, você terá que cortar os pedaços de malha com um comprimento suficientemente longo para cobrir toda a barra da peça, prendendo-os entre si com ajuda de linhas invisíveis (não podem ser vistas).

As linhas invisíveis são aquelas que não aparecem no tecido e nem precisa ser costurada.

Não é difícil, mas pode ser intimidante se você nunca fez isso antes. A boa notícia é que uma vez que você pegar o jeito, você vai se sentir como um especialista.

A etapa de confecção da barra italiana ao finalizar a costura de um tecido, é importante para um acabamento perfeito.

Entre as principais técnicas de ajuste estão:

  • – Adequação;
  • – Ajuste com fita adesiva;
  • – Ajuste com fita métrica;
  • – Outra dica importante é sempre manter os acessórios à mão quando for costurar suas peças: agulha, linha e alfinetes.

Uma das coisas mais importantes, quando se trata de costura, é fazer ajustes antes do acabamento, a barra italiana faz parte desta etapa.

Isso permite que você faça modificações no contraste de cores e padrões, além de possibilitar um acabamento perfeito para sua peça.

Além disso, os ajustes também ajudam a remover possíveis falhas que possam surgir durante o processo de costura.

Essas foram as dicas básicas, você pode aprender muito mais sobre barra italiana na Maximus.

Contando com profissionais devidamente qualificados para exercício da atividade, por meio de aulas virtuais, profissionais interessados em se especializar na área poderão procurar nossa equipe para a compra do curso desejado.

Os cursos oferecidos pela Maximus não só possibilitam que você aprenda sobre  barra italiana, mas sobre todo o universo de aviamento e tecidos.

Se você já costura ou quer iniciar, quer aprender novas técnicas, quer comprar tecidos de qualidade, a melhor qualidade de produtos e cursos de costura está na Maximus Tecidos, não perca sua chance.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *