Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que são ombreiras na costura

Ombreiras são estruturas acolchoadas ou almofadadas costuradas no interior de blazers, jaquetas e outros tipos de roupas para dar estrutura e apoio aos ombros. 

Elas podem ser feitas de vários materiais, como espuma, manta acrílica, algodão ou feltro, e têm diferentes tamanhos e formas, dependendo do estilo da peça de roupa e do gosto pessoal.

As ombreiras na costura são usadas para criar um visual mais estruturado e elegante para a peça de roupa. 

Elas ajudam a realçar os ombros e a dar uma aparência mais definida ao caimento da roupa, o que pode ser especialmente útil para pessoas com ombros estreitos ou postura curvada.

Podem ser costuradas diretamente na peça de roupa ou podem ser removíveis, presas por meio de botões ou velcro. Além disso, as ombreiras também podem ser ajustadas de acordo com o tipo de roupa e o efeito desejado, permitindo criar diferentes estilos e aparências. 

Como fazer ombreiras

Podem ser feitas de vários materiais, incluindo espuma, manta acrílica, algodão ou feltro. Aqui está um guia básico para fazer ombreiras na costura:

Materiais:

  • Material de enchimento (espuma, manta acrílica, algodão, feltro, etc.)
  • Tecido para forrar a ombreira
  • Tesoura
  • Agulha e linha
  • Régua
  • Caneta ou lápis para tecido
  • Ferro de passar

Instruções:

  1. Corte dois pedaços de tecido e dois pedaços de enchimento nas dimensões desejadas para a ombreira.
  2. Coloque os dois pedaços de tecido com o lado direito para dentro e costure os lados menores e um dos lados maiores, deixando um lado aberto.
  3. Vire o tecido para o lado direito e insira o enchimento dentro da capa que você acabou de costurar. Certifique-se de que o enchimento esteja bem distribuído.
  4. Dobre as bordas do tecido na parte aberta para dentro e costure para fechar a ombreira.
  5. Use o ferro de passar para alisar as bordas e dar uma aparência mais limpa à ombreira.
  6. Se você quiser que a ombreira seja removível, costure botões ou velcro na parte de trás da ombreira e na peça de roupa.

Lembre-se de que as ombreiras na costura podem ser ajustadas de acordo com o tipo de roupa e o efeito desejado, então experimente diferentes materiais e tamanhos para encontrar a opção perfeita para o seu projeto.

Variações de ombreiras

Podem ser ajustadas de acordo com o tipo de roupa, o tecido e o efeito desejado. Aqui estão algumas variações comuns de ombreiras na costura:

  1. Discretas: são ombreiras menores e mais sutis, ideais para roupas casuais e que não precisam de muita estrutura. Elas podem ser feitas com enchimentos mais finos, como uma camada de algodão, para não chamar muita atenção.
  2. Clássicas: são as ombreiras mais comuns, com um tamanho médio e um pouco mais de enchimento para dar estrutura e elegância à peça de roupa. Elas são ideais para blazers, jaquetas e outros tipos de roupas formais.
  3. Volumosas: são ombreiras maiores e mais cheias, com um enchimento mais grosso. Elas podem ser usadas para criar um visual mais dramático e ousado, especialmente em roupas de festa e de noite.
  4. Em forma de cone: são ombreiras com uma forma mais pontiaguda, que se assemelham a um cone. Elas são ideais para criar um visual mais moderno e futurista.
  5. Triangulares: são ombreiras com uma forma mais triangular, que criam um visual mais afilado e definido. Elas podem ser usadas em roupas com decotes mais abertos, para realçar a estrutura dos ombros.

Lembre-se de que as ombreiras também podem ser removíveis para permitir a lavagem ou a adaptação da roupa para diferentes ocasiões. Em resumo, existem diferentes variações de ombreiras na costura para atender aos diferentes gostos e necessidades dos projetos de costura.

Gostou do artigo? A Maximus Tecidos tem uma escola de moda online, na plataforma você encontrará vários cursos com professores renomados na área da costura. Veja também a loja virtual da Maximus Tecidos com vários tecidos lindos e preços acessíveis. Venha conferir!

 

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos relacionados