As pregas fazem parte de um estilo de construção de roupas que pode ser usado para diversos fins. Neste artigo, veremos melhor o que são pregas, como são feitas e quais são os tipos de pregas na costura.
Além disso, veremos como o curso Gente que Ama Costurar, uma iniciativa feita pela Maximus Tecidos para formar cada vez mais costureiros profissionais pelo Brasil, é uma boa opção para se profissionalizar na área.
As pregas são as dobras no tecido feitas para gerar movimento, dar volume e até mesmo diferenciar o produto, agregando a ele um outro valor sobre a peça de roupa a ser produzida.
Além disso, por vezes também são usadas para melhorar a versatilidade, já que também são boas saídas para quem quer dar uma “folga” para regiões que considera salientes, por exemplo.
O modo de fazê-las, de certa forma, é bem simples. O processo consiste em se colocar uma linha marcada no tecido, geralmente com giz, em cima de outra. Existem diferentes tipos de pregas e elas podem ser:
No caso do plissado é possível encontrar peças com um fundo postiço de outro tecido para que se tenham cores, texturas e estampas a serem exploradas.
A marcação das pregas pode ser feita com uma costura ou pesponto, mas também é possível ser visto peças em que as pregas ficam presas só na parte de cima, deixando o resto solto.
É possível marcar a prega com ferro, a depender do tecido, como também é possível não mexer em nada, deixando-a mais natural e assim com um caimento mais solto e livre.
Assim, dá para perceber que nesse tipo de design é possível criar vários modelos com diversas pregas, além de contar com a variação dos tecidos tanto na cor quanto na textura ou estampa, como já citado.
No curso da Maximus Escola de Moda, você aprende não só sobre criar peças que possuam pregas como as saias e os vestidos, por exemplo, mas também a criar todo tipo de roupa completamente do zero e o melhor: garantindo uma aprendizagem leve que junta a teoria e a prática, demais né?
Independentemente se seu desejo é aprender mais sobre o que são pregas ou como colocar zíper invisível, o curso da Idineia Merci, o Gente que Ama Costurar, é a melhor escolha para se aprofundar dentro do universo da costura.
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…