Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que significa malha?

Saber o que significa malha é um princípio básico no mundo dos tecidos, visto que a malha é uma categoria muito ampla e suas variedades são usadas para diversos tipos de roupa e até mesmo outras finalidades.

A indústria têxtil é muito robusta e completa. Hoje, há uma infinidade de tecidos disponíveis e fica difícil escolher, visto que cada um possui suas respectivas características.

E é por isso que é tão importante conhecer um pouco mais dos tecidos. Isso irá assegurar de que a escolha foi feita de forma correta e, assim, a peça que pretende ser produzida atenderá as expectativas.

O artigo de hoje irá focar nas malhas, um tipo de tecido convencional que é muito procurado no mercado têxtil.

Afinal, o que significa malha?

Afinal, o que significa malha? Quando falamos a palavra “malha” é muito comum remetermos às blusinhas finas de lã ou à malha fria, entretanto, não são apenas esses dois materiais que se englobam nesse conceito.

Para que um tecido se categorize como malha a principal diferença é a questão da trama da roupa. Os tecidos tipo malha são confeccionados usualmente no sentido horizontal e isso traz a principal característica do material: elasticidade.

Então, quem está em busca de malha no mercado têxtil provavelmente pode esperar um tecido bem elástico. É um material muito interessante e como há grande variedade de tecidos nessa linha é possível aplicar as malhas com diversas finalidades.

De roupas de academia até vestidos de luxo, a malha é muito usada em todas as ocasiões.

Saber o que significa malha também é entender que o tecido pode ser feito inteiramente de fios naturais (como algodão), com fios sintéticos (poliéster, poliamida, etc.) ou uma mistura dos dois materiais.

O que significa malha ideal?

Tecido malha acetinada lurex da Maximus Tecidos
Tecido malha helanca da Maximus Tecidos
Tecido laise de malha da Maximus Tecidos

Quando o assunto é malha é muito comum que as pessoas se perguntem qual é a malha ideal ou qual a melhor malha do mercado. Veja bem, há diversos tipos de malha (helanca, lurex, tule, malha crepe, dentre outros).

Cada qual possui uma composição diferente, consequentemente, cada uma delas possui características diferentes. E o que isso quer dizer? Não tem como pontuar qual é a melhor malha.

A malha lurex, por exemplo, é um tecido fino com fios iluminados, trazendo um charme incrível ao tecido. É ideal para vestidos de festas e tem um caimento incrível! Mas eu poderia dizer que ele é o tecido ideal?

Se você pretende ir para uma festa a resposta pode até ser afirmativa, mas e se você buscar um tecido para roupa de academia? A malha lurex não seria nem um pouco adequada.

Então, saber o que significa malha é apenas o começo. É preciso saber qual a finalidade da peça para só depois encontrar a malha ideal. Algumas perguntas podem ajudar a definir o tecido:

  • Qual a ocasião?
  • É para dias quentes ou frios?
  • Desejo um tecido leve e soltou ou um pouco mais pesado?
  • Quero algo liso ou com mais textura e relevo?

Onde adquirir malha de qualidade?

Há muitas opções de malha no mercado têxtil, mas independente do tipo escolhido há um detalhe que sempre deve ser estudado: a qualidade do tecido.

Mesmo que tenha escolhido o tipo de malha ideal, a peça final não atenderá às expectativas se o tecido não for de qualidade.

Então, perante tudo o que foi dito, a Maximus Tecidos é o lugar ideal para adquirir uma ótima malha!

Sabendo o que significa malha e como há muita variedade no mercado, a loja online – além de oferecer diversas opções – também ajuda o cliente a encontrar o tipo de malha ideal dependendo da finalidade pretendida. Acesse o site e confira!

Assuntos Relacionados

Comentários

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *