Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como Organizar os Moldes de Costura

Na maioria das vezes, encontrar uma forma para organizar os moldes de suas peças pode parecer um grande desafio, já que, geralmente, os moldes são feitos em papéis. Guardar as suas modelagens dobradas, num cantinho do seu ateliê, não é de longe a melhor opção, já que as dobras dos papéis criarão marcas que podem […]

Na maioria das vezes, encontrar uma forma para organizar os moldes de suas peças pode parecer um grande desafio, já que, geralmente, os moldes são feitos em papéis.

Guardar as suas modelagens dobradas, num cantinho do seu ateliê, não é de longe a melhor opção, já que as dobras dos papéis criarão marcas que podem confundir, na criação das próximas peças, ou até mesmo começar a rasgar com o tempo.

Então, aprenda a melhor maneira para conservar e organizar os moldes de costura para que durem por bastante tempo. Pegue papel e caneta, anote as dicas mais usadas pelos profissionais da modelagem.

Invista em uma arara

Por serem compactas e feitas com diferentes materiais, as araras de roupas são excelentes para organizar os seus moldes de costura. Basta comprar ganchinhos e fazer um pequeno furo nas suas modelagens.

Além de conservar por mais tempo os seus moldes, trás um ar mais limpo e organizado para o seu ateliê, sem comentar que achará com mais facilidade pendurados, do que dobrados em alguma prateleira, pegando poeira.

Sacolinhas de plástico

Uma das dicas mais utilizadas, guarde os seus moldes menores em saquinhos de plástico, dessa forma, impede que suas modelagens tenham contato com a umidade e poeira.

Organizar os moldes é mais fácil do que parece, bastar ter um pouco de paciência. Não jogue fora, porque em algum momento você fará uma peça daquele jeito novamente. É uma maneira de otimizar o seu tempo na hora da produção, já que desenhar um molde leva um tempo considerável.

Outra dica, ainda usando os saquinhos plásticos, coloque nomes, antes de pendurar na arara, fazendo isso, seus moldes sempre estarão juntos.

Pastas de Músicas

Uma opção mais sofisticada para organizar os moldes. As pastas são para guardarem partituras de músicas, só que um bom profissional também usa da criatividade! Além de serem mais econômicas, podem ser encontradas em qualquer papelaria.

Por serem mais resistentes, as suas modelagens ficarão seguras. Outro detalhe é que essas pastas são grandes, então, dificilmente, você as perderá pelo o seu ateliê.

Há diversas maneiras interessantes para organizar os moldes, mas lembre-se que não só os moldes devem ser arrumados, mas a sua área de trabalho nas peças também.

Não esqueça que um ateliê bagunçado reflete uma mente bagunçada, para a otimização de costura, o melhor jeito é manter tudo em ordem.

Dica extra

Não só organizar os moldes, mas como arrumar os seus tecidos é indispensável para que você não tenha problemas mais tarde, quando procurar por algum retalho de base.

Outra sugestão, evite deixá-los separados, assim como as modelagens, quanto mais próximos, melhor! Não corra o risco de perder tempo, procurando em outros lugares improváveis.

Quer aprender mais sobre modelagem?

Não só organizar os moldes, mas como fazê-los do jeito certo é uma etapa muito importante, na confecção de alguma peça. Para as costureiras iniciantes, parece uma provação, mas com os ensinamentos da pessoa certa é fácil!

Você já sabia que a modelista Marlene Mukai te ensina como trabalhar com os seus moldes? Conhecida por ser uma lenda viva na modelagem plana, estude com Marlene, no seu curso Modelista Profissional.

Está esperando o quê? Não perca mais tempo! Aprenda técnicas de como elevar o nível de suas habilitas de modelagem com quem entende do assunto.

Só na Maximus Tecidos você encontra tudo o que precisa, venha conferir nossos produtos.

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Matrículas Abertas Curso MODELAGEM PROFISSIONAL DE MALHAS Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *