Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Os detalhes da costura do tecido listrado

Você já reparou os detalhes da costura do tecido listrado? Que muitas vezes na lateral de uma peça listrada ou até mesmo uma peça xadrez, ela pode não ser muito simétrica aos nossos olhos.

Vamos entender um porque ocorre esse desconforto com peças listradas, vamos começar a entender pela montagem de cada etapa desses tipos de peça.

Tecido malha rústica listrado da Maximus Tecidos

Modelagem na peça listrada

Nesse processo o modelista vai receber o esboço da peça. Em cima disso vai desenvolver a modelagem e assim determinará qual vai ser o sentido do fio, o que vai interferir de forma direta na direção das listras (horizontal, vertical ou viés).

É tarefa do modelista indicar exatamente o ponto de encontro das listras nos cantos da peça. Por isso é necessário ficar atento em todos os detalhes da costura do tecido listrado.

O encaixe dos tecidos listrados

Para que o tecido listrado possui um encaixe produzido de maneira correta é preciso uma configuração desde o início da sua modelagem, e nas etapas subsequentes configurar o tecido inteiro no encaixe. Confira algumas dicas de como fazer o encaixe e enfesto, tomando sempre cuidado com os detalhes da costura do tecido listrado.

O enfesto é a técnica que vai manter o tecido estendido e em camadas, totalmente alinhadas e planas. Deve ser evitada qualquer tipo de tensão sob o tecido.

  • Enfesto Par

Nessa técnica as folhas do tecido ficam dispostas face com face. Esse tipo de enfesto que permite o encaixe perfeito de moldes em simetria do tecido, em ambos os lados.

  • Enfesto Ímpar

Nessa técnica as folhas do tecido ficam em uma só posição, mantendo o lado direito do tecido para baixo ou para cima. Para utilizarmos essa técnica em tecidos como xadrez ou listrados simétricos, é necessária muita cautela.

  • Encaixe

Na hora de confeccionar o encaixe e o enfesto nos tecidos xadrez ou listrados, é importante lembrar que todas, absolutamente todas as listras devem ser colocadas uma sobre a outra.

  • Dica

Para facilitar que as listras fiquem posicionadas realmente uma sobre a outra, preda elas com uma agulha, cada uma delas, em uma superfície plana, e vai refazendo o processo com todas as folhas infestadas.

Opções de como usar listras e exibir os detalhes da costura do tecido listrado

A estampa listrada é um clássico, e oferece várias opções para usar. Ela pode ser utilizado tanto em um look básico, como também em peças mais sofisticadas.

Confira agora algumas ideias para utilizar os detalhes da costura do tecido listrado, e criar algumas peças.

  • Blusas Listradas
  • Camisas Listradas
  • Vestidos Listrados
  • Saia e Shorts Listrados
  • Calça Listradas

O listrado é um look clássico que se tornou atemporal na moda!

Foto: stealthelook.com.br
Foto: thassianaves.com

Confira todos os tecidos disponíveis no site da Maximus Tecidos Aqui!

Esclarecendo algumas dúvidas sobre a estampa listrada

  • Listras horizontais tendem a dar impressão de mais volume;
  • Listras verticais alongam a silhueta;
  • É possível sim combinar mais de uma estampa listrada no mesmo look ou ainda combinar as listras com outras estampas;
  • Estampa de listras é um clássico da moda que funciona como curinga, por isso transita bem entre todos os estilos.

Conheça os Cursos da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos. Já são mais de 11 mil alunas(os) reaprendendo a arte de fazer a moda com as próprias mãos: clique aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *