Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Os detalhes da modelagem

Os moldes são feitos para tipos de corpos diferentes, existem os detalhes da modelagem para determinados tipos de corpos e os detalhes a serem observados na hora de compor uma peça, tipo de costura, de dobras, entre outras.

Quando se fala em modelagem, todos os detalhes importam, enquanto o desenho da roupa está no papel tudo é possível, mas quando sai do papel e entra na modelagem é imprescindível dar atenção a cada detalhe, uma boa modelagem significa um bom resultado da peça final.

Os moldes básicos geralmente são desenvolvidos em papel e depois são feitos protótipos para analisar e efetuar correções quando necessário. Eles servem como referência e base, uma peça é composta de várias partes, mangas, bolsos, golas e para cada uma delas é necessário um modelo.

Importância dos detalhes da modelagem

Na hora da confecção de uma peça, seja ela qual for, é preciso observar um conjunto de detalhes para formar uma roupa impecável.

A interpretação do modelo na hora de confeccionar o molde é de suma importância para que se consiga obter o resultado esperado.

Fazer uma leitura dos detalhes da modelagem de um vestuário é de grande importância, pois são fundamentais para modelos específicos. O uso da criatividade e um pouco de ousadia, pode se transformar em uma em uma paixão por criar e formar peças com a estética muito elegante.

Para uma boa modelagem de vestuário é necessário um conhecimento melhor sobre tecidos, saber diferenciá-los e perceber como é o caimento de cada um, também é preciso certa habilidade com diferentes formas e geometrias.

A modelagem é composta de detalhes e efeitos do modelo desenvolvido no molde. São diversos cuidados necessários como a marcação de costuras, posição de bolsos, casas, zíperes, botões, o sentido do fio do tecido, o corte do tecido entre outros.

A criatividade, a inovação a atenção aos detalhes e certa habilidade técnica podem levar ao sucesso de uma coleção. Vale lembrar que muitas vezes uma modelagem perfeita também exige conforto, às vezes superando até mesmo a beleza da roupa.

Quais detalhes da modelagem são necessários dar atenção?

Existem diversos detalhes da modelagem que requerem atenção: plissados, franzidos, pences, pregas e babados, por exemplo. É uma fase mais demorada, pois é assim que se analisa toda parte de acabamento da roupa.

Saber identificar se o modelo é godê ou evasê, se é prega ou fêmea, fazer uma gola ou decote, são detalhes a serem observados antes para não errar na hora do corte do tecido.

Todos esses detalhes devem ser observados na hora da modelagem e quando a modelagem não é muito bem elaborada pode significar em retrabalho, atrasando o processo e às vezes até perdendo tecido.

Assim como no acabamento, as retiradas de medidas também são muito importantes e alguns conceitos podem ajudar como:

  • Busto: a medida do contorno do corpo na altura dos mamilos;
  • Cintura: medida do contorno na altura da cintura, sempre um pouco acima do umbigo, tanto para mulheres quanto para homens;
  • Quadril: medida onde o quadril é mais saliente, geralmente um pouco abaixo da cintura;
  • Tórax: contorno acima do busto e abaixo das axilas. Aqui se determina a profundidade da pence do busto, e essa medida é geralmente menor que a medida do busto.
  • Largura das costas: distância entre as cavas nas costas, tomando uma altura que seja a metade da altura entre o ombro e a dobra da axila, geralmente essa medida é retirada com os braços cruzados;

Esses são apenas alguns exemplos dos detalhes das medidas do corpo a serem retiradas antes de confeccionar a peça em si.

São detalhes da modelagem de extrema importância para fazer um bom trabalho, o ideal é dedicar um tempo e procurar raciocinar e imaginar todo o processo de acabamento para facilitar o trabalho e conseguir bons resultados.

Conheça os cursos de corte e costura, modelagem e moulage da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos: Clique Aqui!

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Matrículas Abertas Curso MODELAGEM PROFISSIONAL DE MALHAS Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *