Os moldes são feitos para tipos de corpos diferentes, existem os detalhes da modelagem para determinados tipos de corpos e os detalhes a serem observados na hora de compor uma peça, tipo de costura, de dobras, entre outras.
Quando se fala em modelagem, todos os detalhes importam, enquanto o desenho da roupa está no papel tudo é possível, mas quando sai do papel e entra na modelagem é imprescindível dar atenção a cada detalhe, uma boa modelagem significa um bom resultado da peça final.
Os moldes básicos geralmente são desenvolvidos em papel e depois são feitos protótipos para analisar e efetuar correções quando necessário. Eles servem como referência e base, uma peça é composta de várias partes, mangas, bolsos, golas e para cada uma delas é necessário um modelo.
Na hora da confecção de uma peça, seja ela qual for, é preciso observar um conjunto de detalhes para formar uma roupa impecável.
A interpretação do modelo na hora de confeccionar o molde é de suma importância para que se consiga obter o resultado esperado.
Fazer uma leitura dos detalhes da modelagem de um vestuário é de grande importância, pois são fundamentais para modelos específicos. O uso da criatividade e um pouco de ousadia, pode se transformar em uma em uma paixão por criar e formar peças com a estética muito elegante.
Para uma boa modelagem de vestuário é necessário um conhecimento melhor sobre tecidos, saber diferenciá-los e perceber como é o caimento de cada um, também é preciso certa habilidade com diferentes formas e geometrias.
A modelagem é composta de detalhes e efeitos do modelo desenvolvido no molde. São diversos cuidados necessários como a marcação de costuras, posição de bolsos, casas, zíperes, botões, o sentido do fio do tecido, o corte do tecido entre outros.
A criatividade, a inovação a atenção aos detalhes e certa habilidade técnica podem levar ao sucesso de uma coleção. Vale lembrar que muitas vezes uma modelagem perfeita também exige conforto, às vezes superando até mesmo a beleza da roupa.
Existem diversos detalhes da modelagem que requerem atenção: plissados, franzidos, pences, pregas e babados, por exemplo. É uma fase mais demorada, pois é assim que se analisa toda parte de acabamento da roupa.
Saber identificar se o modelo é godê ou evasê, se é prega ou fêmea, fazer uma gola ou decote, são detalhes a serem observados antes para não errar na hora do corte do tecido.
Todos esses detalhes devem ser observados na hora da modelagem e quando a modelagem não é muito bem elaborada pode significar em retrabalho, atrasando o processo e às vezes até perdendo tecido.
Assim como no acabamento, as retiradas de medidas também são muito importantes e alguns conceitos podem ajudar como:
Esses são apenas alguns exemplos dos detalhes das medidas do corpo a serem retiradas antes de confeccionar a peça em si.
São detalhes da modelagem de extrema importância para fazer um bom trabalho, o ideal é dedicar um tempo e procurar raciocinar e imaginar todo o processo de acabamento para facilitar o trabalho e conseguir bons resultados.
✅ Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…