Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

5 Dicas Para Otimizar a Costura

Para quem está começando no mundo da costura, seja para ter uma renda extra, ou uma nova profissão, precisa atentar-se na importância do tempo de trabalho, entre uma peça e outra. Confira Otimizar a costura.

Aprender a otimizar a costura é uma etapa muito importante para quem está querendo começar a trabalhar por conta própria, já que o seu tempo de produção será o responsável por seu lucro. 

Lembre-se, você ganhará em cima do que estiver produzindo. Então, pensando em seu desempenho no processo de criação de suas peças, veja as 5 dicas mais importantes para otimizar a costura

1° Dica 

Por mais que não pareça fazer sentido, a escolha de tecidos de boa qualidade para o seu ateliê é indispensável. Quando começamos na confecção de peças, o tecido a ser trabalhado acaba tendo influência no tempo que será gasto. 

Se escolhemos um tecido de qualidade inferior, acabamos tendo dificuldades na hora do corte, modelagem e costura e, para piorar, o resultado final não será bom, consequentemente, te dando duas alternativas: 

A primeira é entregar daquele jeito mesmo, sujando o seu nome na praça, já a segunda opção é refazer a peça, gastando mais material e perdendo dinheiro. 

Ou você pode criar um planejamento para suas etapas de produção, dessa forma, otimizar a costura é a melhor escolha. 

2° Dica

Não dê um salto maior que a perna, por mais que o dinheiro seja bom, evite aceitar trabalhos quando a sua agenda estiver cheia, trabalhe sempre com a verdade, assim conquistará clientes regulares. 

Ou você pode começar a estender os prazos, dessa maneira, terá um dia livre, caso aconteça um ou dois imprevistos.

Digamos que você leve sete dias para produzir uma saia, fale que o seu prazo de produção leva 8 dias, muito provavelmente você concluirá antes do tempo e terá um cliente satisfeito. 

3° Dica 

Conhecimento nunca é demais! Não importa se você esteja começando agora, ou já tenha anos de experiência na área da costura, busque sempre o aprimoramento de suas técnicas. 

O bom profissional faz bem, agora o profissional excelente se destaca entre os bons. Lembre que aprender novos meios de trabalhar é uma maneira de otimizar a costura também, encontrará novas técnicas que a ajudarão no seu crescimento. 

4° Dica 

A melhor dica que você encontrará para aprender a otimizar a costura é ser adepta do uso de agenda para organizar bem o seu tempo. Para o seu sucesso na alta-costura, você tem que conciliar os seus horários e montar uma rotina de tarefas diárias. 

O tempo na costura é dinheiro, mas o que torna alguém um bom profissional é fazer um trabalho excelente e em menos tempo. Por esse motivo também, a 2° dica é a base de tudo. 

Outro detalhe importante, tenha os materiais em mãos. Não espere acabar para comprar outro ou, no caso das tesouras, ficar sem corte e ter que perder um bom tempo afiando-a. 

Conhecimento é poder

Se estiver pensando em como melhorar o seu desempenho como um profissional, além de otimizar a costura, você precisa aprofundar-se em outras questões importantes, quando iniciar na costura criativa. 

Um bom profissional executa bem a sua profissão, agora um excelente profissional, ensina os outros. E pensando nisso, conheça o curso Gente que Ama Costurar.

Só na Maximus Tecidos você encontra tudo o que precisa, venha conferir nossos produtos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *