Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Passo a passo na carreira de modelista

Passo a passo na carreira de modelista

Você está sonhando com uma carreira de modelista? Nós queremos ajudar você a realizar este sonho, com certeza!

Sabemos que quando se trata da paixão pela moda, as vezes é até difícil definirmos qual a área de atuação que realmente nos encaixamos.

Gostar da moda como um todo é muito importante, mas também é importante definir seus interesses para assumir o papel mais adequado e realizador para você nesse meio.

A carreira de modelista não é fácil realmente. Esta é uma profissão chave no mundo da moda e geralmente, quando se trata de confecções e grandes marcas, este é um cargo muito concorrido.

O profissional desta área precisa estar preparado para lidar com o mundo das ideias e o plano da materialidade, pois é ele que faz a ponte entre a criação do estilista e a linha de produção da confecção das peças elaboradas.

Quer saber mais sobre a carreira de modelista?

Então continue acompanhando este artigo pois trouxemos um passo a passo dessa profissão especialmente para você!

Quero ser modelista

Você sabe realmente o que é uma modelista? Primeiro de tudo, vamos entender o conceito dessa profissão, pois muitas pessoas se confundem ou tem a ideia errônea de que ser modelista é o mesmo que ser estilista.

Não, não. Essas são duas profissões diferentes e cada uma delas tem um papel chave no mundo da moda.

O estilista é aquele que vai criar uma peça para seu público alvo. Ele vai elaborar, vai desenhar, e definir as características e aspectos estéticos da peça.

Ele deve conhecer bem o seu público, seus desejos, necessidades e preferências e entender as tendências culturais do momento.

A modelista vai transformar o desenho em realidade. Muitas vezes, dependendo do porte da empresa, ela é quem vai confeccionar a primeira peça – também chamada de peça piloto.

A modelista é responsável por definir quais as técnicas serão utilizadas para transformar o croqui em uma peça real. Ela é quem faz molde e depois faz as variações de tamanho desse molde.

É um trabalho de muita responsabilidade pois se o molde apresentar qualquer erro, toda a produção será comprometida.

A carreira de modelista é árdua pois envolve muito estudo e muita prática.

Confecções de grande porte dão muita preferência para pessoas experientes na área e que possuam uma vasta gama de conhecimentos, pois a modelista poderá ser solicitada em todas as etapas do processo de produção.

No entanto, segundo o que esses próprios profissionais dizem, é muito gratificante para eles quando veem as peças sendo finalizadas e a linha de produção saindo para o mercado consumidor.

Passo a passo da carreira de modelista

Então você se identificou com os saberes e responsabilidades que essa profissão exige e quer seguir a carreia de modelista?

A primeira coisa que você deve fazer é buscar um curso de formação!

Lembre-se que um cargo tão importante vai exigir conhecimento e investimento. Para ter a bagagem necessária você precisa estudar e praticar bastante.

E os cursos de formação trarão destaque ao seu currículo. Procure fazer estágios também!

Quanto mais cursos da área você puder fazer, melhor!

É importante também fazer cursos correlatos à área, como corte, costura e produção de moda, por exemplo! Invista bastante no seu sonho, vai dar certo!

Conheça os Cursos da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos. Já são mais de 11 mil alunas(os) reaprendendo a arte de fazer a moda com as próprias mãos: clique aqui!

Se ainda não tem o tecido que precisa,vá até a loja virtual da Maximus e aproveita!

Assuntos Relacionados

Comentários

4 respostas

  1. Bom dia faz muito tempo que eu sigo a Marlene Mukai e amo muito a maneira dela ensinar a modelagem e creio que agora se eu tiver a oportunidade eu vou aprender muito obrigada.

    1. Olá, encontrar moldes prontos é muito bom, mas quando vc faz a modelagem sob medida é muito melhor. Eu sou modelista em @meudocepoder amo minha profissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *