Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

É difícil fazer peças de moletom?

As peças de moletom são as mais democráticas, o aconchego e o conforto fazem com que elas sejam muito procuradas.

O frio começa a dar sinal e logo já queremos tirar os conjuntos de moletom do guarda roupas, o moletom é um tecido bem quentinho e funciona como isolante térmico, por isso é muito utilizado no inverno.

Os conjuntos de moletom fazem parte do look comfy, é atemporal, nunca sai de moda. E o boato agora é que conjuntos de moletom estão virando uniforme na quarentena para quem está trabalhando de home office, isso porque o inverno ainda nem chegou.

Tecidos para fazer peças de moletom

O moletom é um tipo de tecido que é macio, confortável e mais quentinho, feito de algodão e poliéster.

A base de uma peça é o tipo de tecido utilizado, o mais indicado é sempre procurar um tecido de maior qualidade, quanto melhor a qualidade do tecido, mais durável vai ser a peça.

Existem dois tipos de moletons que são mais usados:

  • Moletom 2 cabos: comprimento de 1,95 metros (rolo armado), gramatura 315 g/m 2 e o rendimento é 1,63 m/kg. Esse moletom é um pouco mais fino que o moletom 3 .
  • Moletom 3 cabos: comprimento de 1,90 metros (rolo armado), gramatura 355 g/m 2 e o rendimento é 1,48 m/kg. Esse moletom é um pouco mais fofo e grosso, ideal para climas mais frios.

Tanto a manga como a barra, o ideal é serem feitas com ribana, que tem estrutura feita em máquinas de malha com dupla frontura.

Como fazer peças de moletom?

Mas então, será que é difícil fazer peças de moletom?

A resposta para a pergunta é: Não! Tanto a blusa de moletom como a calça são peças de fácil confecção. O tecido é mais fácil de costurar, não é liso e escorregadio, esses sim são tecidos difíceis para fazer qualquer tipo de roupa.

O primeiro passo para confeccionar qualquer peça de roupa é fazer a retirada de medidas, esse é o primeiro passo e é fundamental para a roupa ficar bonita e com bom acabamento, por isso fique atenta na hora de tirar as medidas.

O mesmo método de tiragens de medidas pode ser utilizado para homens, mulheres e crianças.

Para tirar as medidas para fazer a blusa de moletom, tire as medidas de ombro a ombro, defina quanto quer de decote e também a profundidade do decote, altura do busto ou tórax, a circunferência do busto ou tórax, a altura da cintura (comprimento total), a circunferência da cintura e o comprimento da manga.

Lembrar de tirar o comprimento da manga sempre com o braço dobrado para a manga não ficar curta ao se movimentar, por último tirar a medida da circunferência do punho.

Para fazer a calça de moletom você precisa tirar a medida da circunferência da cintura e do quadril, a medida do comprimento da calça e do punho do tornozelo.

Como as roupas de moletom são sempre mais largas, o molde deve ser calculado com folga, para o moletom não ficar muito justo ao corpo.

Depois de retirada as medidas, faça o molde em papel, com todos os detalhes necessários, como o gancho da calça e as pences, por exemplo. Prepare o tecido para cortar, uma as peças com uma máquina que costure bem o moletom.

Viu como é fácil fazer peças de moletom? O mais importante é tirar as medidas corretamente, depois é só unir as partes costurando, você pode ainda criar detalhes como o bolso de canguru para a blusa, por exemplo.

Conheça o site da Maximus Tecidos e confira vários tipos de tecidos para você fazer os seus looks! Clique Aqui! 

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *