Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Preparando Tecido Para O Corte E Fio Do Tecido

Se você é iniciante na profissão de costureira – ou até mesmo está levando isso como um hobby – saiba que alguns passos são imprescindíveis para desenvolver uma boa peça, como preparar o tecido para o corte.

Uma peça de qualidade está nos detalhes, além de, claro, optar por materiais de qualidade para que eles não desbotem, entortem ou rasguem com pouco uso. Se você está em busca de excelência, aqui você vai encontrar boas dicas.

Além de ficar por dentro de como fazer a preparação do tecido, nós também traremos uma super dica que você não pode perder se quiser avançar como costureira.

Como preparar o tecido para o corte

Você não pode simplesmente pegar um tecido e começar a cortar sem critério algum, é necessário preparar o seu tecido para o corte. A seguir você confere algumas dicas:

Estrutura dos tecidos

Primeiramente você precisa entender que cada tecido tem as suas particularidades, sendo necessário avaliar cada um deles da maneira que é descrita a seguir:

Endireitar as beiradas

A dobra do tecido deve ser feita de forma uniforme com o alinhamento dos fios. Mas como fazer isso? Nos tecidos mais finos e maleáveis, você pode puxar um fio para ver o seu alinhamento.

No caso dos tecidos mais grossos, uma opção é fazer um rasgo para ver o direcionamento.

Alinhamento

Até mesmo os tecidos de qualidade podem passar por distorções no momento da confecção. Para verificar se isso acontece com o seu, dobre o tecido no sentido do comprimento e deixe as beiradas e ourelas alinhadas.

Caso os cantos estejam desalinhados, é sinal de que o tecido está torcido, sendo necessário realinhá-lo antes do corte.

Pré-encolhimento

Todos nós sabemos que o tecido pode encolher depois da lavagem, não é mesmo? É possível avaliar esse ponto ao lavar o material (mas não se esqueça de seguir as recomendações de lavagem).

Passar o tecido

Caso o tecido esteja amassado, então você precisa passá-lo antes de fazer as marcações partir para o corte dos fios.

Todo esse “ritual” é muito importante para garantir que a peça esteja devidamente alinhada, não prejudicando as suas marcações e o corte do tecido.

Sendo assim, não deixe de preparar o seu tecido para o corte, pois isso irá conferir maior caimento e qualidade na roupa produzida.

Tecidos de qualidade fazem a diferença

Como falado anteriormente, até mesmo tecidos de qualidade podem apresentar alguma irregularidade, porém, as chances de isso acontecer são bem menores.

Por isso, é fundamental que você invista em peças de qualidade. É uma forma de garantir que o produto final tenha a melhor versão possível!

O momento de preparar o tecido para o corte é fundamental, mas você terá muito, mas muito trabalho, se ele for de má qualidade.

Além disso, tecidos de boa qualidade não desbotam, encolhem ou qualquer consequência prejudicial.

Já ouviu a expressão “o barato sai caro”? Pois bem, isso é muito comum. É claro que o mais caro não necessariamente é o melhor, mas opte pela qualidade. Poucos reais podem trazer uma diferença significativa no final.

Conheça o curso de costura da Clara Calui

A Maximus Tecidos está oferecendo, em parceria com a Clara Calui, o curso de Costura Online Infantil.

Se você deseja aprender mais sobre a confecção de peças para os pequenos, você não pode perder essa oportunidade. São muitas dicas, passo a passo, boas práticas e muito mais.

E, claro, você vai aprender ainda mais sobre preparar o tecido para o corte. Então, se ainda está com dúvidas, não deixe de conhecer o curso de Costura Online Infantil.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *