Quais os tecidos que não amassam?


6
424 compartilhadas, 6 points

O cotidiano cheio de compromissos e com cada vez menos tempo livre influencia diretamente nas escolhas que as pessoas fazem na hora de consumir. Roupas feitas com tecidos que não amassam são perfeitas para quem busca praticidade na hora de se vestir.

No entanto, para fazer a escolha certa na hora de escolher o melhor tecido é preciso entender um pouco sobre a composição deles e quais as vantagens e desvantagens de cada um.

Confira estas dicas e saiba tudo o que precisa para escolher o melhor tecido para confeccionar roupas resistentes, práticas de lavar e o melhor: que não amassam!

TECIDOS QUE AMASSAM  x  TECIDOS QUE NÃO AMASSAM

Foto: Pinterest

Antes de mais nada, é preciso saber que existem duas classes distintas de tecidos, segundo a sua origem:

  • Tecidos de fibras naturais: extraídos da natureza;
  • Tecidos de fibras sintéticas: produzidos pelo homem, artificialmente.

Os tecidos de fibras naturais mais utilizados são a seda, o algodão e o linho. São tecidos considerados mais nobres e com um custo maior, pois agregam beleza e sofisticação às peças.

Também são materiais finos, leves, que não retêm calor, mas que exigem muito cuidado ao serem lavados.

As roupas produzidas com tecidos de fibras naturais, além de ter uma durabilidade menor, devido à delicadeza dos fios, também têm a desvantagem de amassar mais.

Já para quem não tem muito tempo ou quer roupas com preço mais acessível e alta durabilidade, os tecidos de fibra sintética são uma ótima opção. As opções de tecidos sintéticos mais conhecidos são:

  • Acrílico;
  • Poliéster ou microfibra;

O acrílico é um tipo de tecido parecido com a lã. É leve, não amassa e é indicado para confecção de roupas de outono/inverno, como blusas e casacos. É um tipo de tecido ainda pouco utilizado no mercado brasileiro.

O elastano, ou lycra, como ficou conhecido popularmente, é mais utilizado na confecção de roupas esportivas. O conforto e a liberdade de movimentos que ele oferece são suas maiores vantagens.

Já o poliéster, ou microfibra, oferece maior versatilidade, podendo ser utilizado na confecção de roupas, tanto femininas, quanto masculinas. É utilizado na produção de camisetas, shorts, saias e vestidos.

DESVANTAGENS DOS TECIDOS QUE NÃO AMASSAM

Embora sejam muito práticos e duráveis, os tecidos de fibras sintéticas apresentam algumas desvantagens que devem ser consideradas na hora da escolha.

Como as fibras sintéticas retêm calor e dificultam a transpiração do corpo, elas devem ser evitadas em períodos de muito calor.

Assim, roupas confeccionadas em tecidos sintéticos são mais indicadas para regiões com temperaturas mais amenas, estações do ano mais frescas ou pessoas que transpiram menos.

Outra questão que vem sendo apontada como desvantagem é a sustentabilidade. Isto se dá pelo fato de que estes tecidos poderiam causar um maior impacto ambiental, por possuírem muitos aditivos químicos na sua composição.

ACERTE NA ESCOLHA

Foto: Pinterest

A indústria têxtil, nos últimos anos, tem lançado várias opções para aliar conforto, qualidade e praticidade, aliando as vantagens dos dois tipos de fibras: sintéticas e naturais.

Uma delas é a criação de tecidos mistos, acrescidos de elastano, por exemplo, que não amassam, são confortáveis e se mantém com aparência mais fina.

Agora que você já conhece quais as diferenças entre os tecidos que não amassam e os que amassam e sabe quais suas vantagens e desvantagens, já pode escolher qual o melhor para cada situação.


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

6
424 compartilhadas, 6 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
2
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
13
Amei
Incrível Incrível
3
Incrível
O Melhor O Melhor
2
O Melhor
Camila Nishida

Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

2 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sou louca por costura, gostaria de entra neste mundo sou iniciante e tudo me fascina, queria me tornar profissional em costura

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.