Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quais os tecidos que não amassam?

O cotidiano cheio de compromissos e com cada vez menos tempo livre influencia diretamente nas escolhas que as pessoas fazem na hora de consumir. Roupas feitas com tecidos que não amassam são perfeitas para quem busca praticidade na hora de se vestir.

No entanto, para fazer a escolha certa na hora de escolher o melhor tecido é preciso entender um pouco sobre a composição deles e quais as vantagens e desvantagens de cada um.

Confira estas dicas e saiba tudo o que precisa para escolher o melhor tecido para confeccionar roupas resistentes, práticas de lavar e o melhor: que não amassam!

TECIDOS QUE AMASSAM  x  TECIDOS QUE NÃO AMASSAM

Foto: Pinterest

Antes de mais nada, é preciso saber que existem duas classes distintas de tecidos, segundo a sua origem:

  • Tecidos de fibras naturais: extraídos da natureza;
  • Tecidos de fibras sintéticas: produzidos pelo homem, artificialmente.

Os tecidos de fibras naturais mais utilizados são a seda, o algodão e o linho. São tecidos considerados mais nobres e com um custo maior, pois agregam beleza e sofisticação às peças.

Também são materiais finos, leves, que não retêm calor, mas que exigem muito cuidado ao serem lavados.

As roupas produzidas com tecidos de fibras naturais, além de ter uma durabilidade menor, devido à delicadeza dos fios, também têm a desvantagem de amassar mais.

Já para quem não tem muito tempo ou quer roupas com preço mais acessível e alta durabilidade, os tecidos de fibra sintética são uma ótima opção. As opções de tecidos sintéticos mais conhecidos são:

  • Acrílico;
  • Poliéster ou microfibra;

O acrílico é um tipo de tecido parecido com a lã. É leve, não amassa e é indicado para confecção de roupas de outono/inverno, como blusas e casacos. É um tipo de tecido ainda pouco utilizado no mercado brasileiro.

O elastano, ou lycra, como ficou conhecido popularmente, é mais utilizado na confecção de roupas esportivas. O conforto e a liberdade de movimentos que ele oferece são suas maiores vantagens.

Já o poliéster, ou microfibra, oferece maior versatilidade, podendo ser utilizado na confecção de roupas, tanto femininas, quanto masculinas. É utilizado na produção de camisetas, shorts, saias e vestidos.

DESVANTAGENS DOS TECIDOS QUE NÃO AMASSAM

Embora sejam muito práticos e duráveis, os tecidos de fibras sintéticas apresentam algumas desvantagens que devem ser consideradas na hora da escolha.

Como as fibras sintéticas retêm calor e dificultam a transpiração do corpo, elas devem ser evitadas em períodos de muito calor.

Assim, roupas confeccionadas em tecidos sintéticos são mais indicadas para regiões com temperaturas mais amenas, estações do ano mais frescas ou pessoas que transpiram menos.

Outra questão que vem sendo apontada como desvantagem é a sustentabilidade. Isto se dá pelo fato de que estes tecidos poderiam causar um maior impacto ambiental, por possuírem muitos aditivos químicos na sua composição.

ACERTE NA ESCOLHA

Foto: Pinterest

A indústria têxtil, nos últimos anos, tem lançado várias opções para aliar conforto, qualidade e praticidade, aliando as vantagens dos dois tipos de fibras: sintéticas e naturais.

Uma delas é a criação de tecidos mistos, acrescidos de elastano, por exemplo, que não amassam, são confortáveis e se mantém com aparência mais fina.

Agora que você já conhece quais as diferenças entre os tecidos que não amassam e os que amassam e sabe quais suas vantagens e desvantagens, já pode escolher qual o melhor para cada situação.

Assuntos Relacionados

Comentários

6 respostas

  1. Sou louca por costura, gostaria de entra neste mundo sou iniciante e tudo me fascina, queria me tornar profissional em costura

    1. Olá Maria Teresa Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

  2. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

  3. Olá pessoa da Máximos!

    Estou precisando de direcionamento para confecção de camisa masculina social em tecidos que sejam fresquinhos, que não amassam e possa lavar em máquina de lavar.
    Podem me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *