Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quais Os Tipos de Tecido de Algodão

Primeiramente, antes de entendermos quais os tipos de tecidos de algodão é importante lembrarmos que ele é uma fibra natural, assim como a seda, a lã, o linho, entre outras.

Isso quer dizer que ele vem da natureza, e é obtido através de uma planta. O ser humano já se utiliza do algodão desde 4.500 A.C, quando na Arábia se era muito utilizado para produção de diversos itens importantes, e posteriormente foi exportado para Europa, onde rapidamente se popularizou.

Nesse artigo, vamos descobrir quais os tipos de tecido de algodão, e como melhor utiliza-los no seu dia-a-dia.

 

Quais Os Tipos de Tecido de Algodão

Quais os tipos de tecidos de algodão e como utilizá-los.

A partir dos anos 30, com a criação dos tecidos sintéticos, o algodão começou a ser misturado com outras fibras, para que o produto final não apenas ficasse mais barato, mas também pudesse ser utilizado de várias maneiras.

Vamos conhecer os quais os tipos de tecido de algodão mais populares hoje, e como utilizá-los.

  • Brim pesado: Esse tecido é uma mistura de algodão, linho e fibras sintéticas. Mas também existe a variação do Brim pesado 100% algodão, que é muito utilizado para confecção de uniformes, pois é um tecido altamente resistente e confortável, além de ter uma durabilidade alta.
  • Brim Leve: Quando pensamos em quais tipos desse tecido são populares, pensamos no Brim leve. O tecido mais produzido atualmente no Brasil, é muito utilizado na confecção de calças jeans, além de artesanatos diversos. Ele pode ser composto de algodão puro ou algodão com linho e fibras sintéticas. Ele é muito caracterizado pelo tingimento com anil, principalmente na produção de Jeans.
  • Algodão fio 24: Esse é o tecido mais popular e utilizado em produções á larga escala e vendidos a um preço mais acessível. O diâmetro do fio pode ser de 24.1 á 30.1, sendo o 24,1 de maior espessura e por isso também, de qualidade inferior.
  • Algodão fio 30 penteado: O nome ‘’penteado’’ vem pela maneira com o que esse tecido é confeccionado. Ele passa por um processo onde os fios são penteados para a retirada de resíduos indesejados, o que traz o grande diferencial de ser um tecido que não junta ‘’bolinhas’’. Ele é bem valorizado no mercado e seu custo-benefício é superior aos demais. É muito utilizado na fabricação de camisetas
  • Laise de algodão: O tecido laise é caracterizado por desenhos com bordados vazados. A laise como todo tecido de algodão é fresco e bem leve. É delicado e romântico e traz uma referência boho para o look. Pode ser usado para blusas, saias e vestidos, tanto mais justos quanto rodados.
  • Cambraia de algodão: A cambraia é um tecido muito leve, caracterizado por um efeito translúcido e um frescor do algodão. Por ser de fibra natural e muito confortável, também é bastante utilizado na confecção de roupas para bebês. Também é ideal para roupas de verão como camisas, blusas, vestidos e saias. Este tecido possui um amassado natural.
  • Tricoline: A tricoline é um tecido utilizado como base da camisaria, conhecido mundialmente. Possui um caimento mais estruturado e levemente encorpado. A tricoline é super versátil, pode ser utilizada na confecção de camisas, vestidos e saias, nada muito justo ao corpo. Suas principais características são o conforto térmico, pois respiram muito bem, a durabilidade, pois são resistentes a lavagem e passadoria e a facilidade em receber o tingimento.

Quais os benefícios do algodão

O algodão é puro é considerado um tecido nobre, e muito utilizado até os dias de hoje para a fabricação de camisetas, camisas, vestidos e calças muito confortáveis com uma ótima durabilidade e resistência.

Agora que você já conheceu quais são os tipos de tecido de algodão, basta definir qual tipo de produto final você deseja, levando em consideração o quesito de qualidade e preço.

O algodão misturado com elastano, por exemplo, é muito utilizado para fabricação de camisetas com um caimento mais justinho, as famosas ‘’baby look’’. Já o algodão com poliéster é mais soltinho, e proporciona um preço mais acessível no mercado.

Onde comprar Tecidos de Algodão

Se você está procurando variedade e qualidade, é muito importante que você saiba que não são em todas as lojas que isso é possível, já que o algodão tem variedades infinitas.

A Maximus tecidos é a maior loja de tecidos online do Brasil, e lá você encontra uma variedade de tecidos de algodão, estampados e lisos.

Confira os tecidos de algodão disponíveis no site da Maximus Tecidos. Clique aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

  1. Agora, em rela o estampagem (considerando a qualidade da cor das imagens e a durabilidade), os tecidos de algod o t m resultados melhores com impress es laser e os sint ticos com procedimentos de sublima o . Al m disso, camisetas feitas em malha algod o fio 30 penteado tendem a n o desbotar com facilidade e s o confort veis de usar. Embora o custo seja elevado em rela o aos outros tipos de tecido, se voc busca por materiais de qualidade, essa certamente a melhor escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *