Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Qual a diferença de microfibra e malha?

Falar sobre tecidos e suas diferenças não é uma tarefa fácil, pois hoje, no mercado, existem diversos tipos, com preços e benefícios variados. Abordaremos nesse texto a diferença de microfibra e malha.

Para falar sobre esses tipos de tecido, é importante explicar que o tecido é formado por uma fibra (o fio) e pela sua trama, ou seja, pela maneira com que o fio é entrelaçado.

O tecido pode ser natural ou sintético e cada um tem especificidades que se encaixam melhor a um ou outro tipo de peça, de acordo com a utilização da mesma.

Alguns tecidos se encaixam melhor em roupas leves de verão, outros em roupas pesadas, outros em roupas de cama e etc. Tudo depende de quais características aquela peça precisa, como bom caimento, secagem rápida, maciez e outras.

Entendendo a diferença de microfibra e malha

Microfibra

A microfibra é um fio sintético, conhecido por ser extremamente fino, como um fio de cabelo e que produz tecidos de muita durabilidade e resistência. A troca térmica e a respirabilidade que ela oferece também são pontos favoráveis a escolha deste tecido.

É formado por poliéster e poliamida e, por ter alta absorção, é muito utilizada na confecção de roupas de ginástica e toalhas de banho. Além disso, por sua maciez e suavidade, fica muito bem em roupas de cama, flanelas, panos, roupões e mantas.

Capas de almofadas, travesseiros e fronhas, além de peças íntimas são outras que utilizam microfibra em sua composição, na maioria das vezes. Em especial nas peças íntimas, isso ocorre por ela ser hipoalergênica e oferecer muito conforto.

Em geral, a microfibra está presente na grande parte dos tecidos utilizados em casa e nas peças do guarda-roupa e, isso se dá, além de todas as qualidades desse tecido, pelo seu baixo custo.

Nem sempre as peças são 100% microfibra, o que pode alterar o valor e até mesmo a qualidade do tecido.

Uniformes de empresa constantemente são confeccionados de microfibra, em especial, pela boa aparência que ela mantém, mesmo após certo tempo, além da rápida secagem, que para esse tipo de roupa, tem grande valor.

Malha

Para que se entenda o que é uma malha e em que ela se difere das outras, é importante entender que a base de tudo é a fibra (natural ou sintética). A partir dela, se forma o fio, que se transformará no tecido.

Apenas depois de se formar o tecido, é que haverá a definição de malha ou tecido plano. O que distingue um do outro é a maneira como ele é tramado.

No tecido plano, o fio é tecido na horizontal e na vertical e na malha, apenas na horizontal, como um tricô, com movimentos de sobe e desce, que dão elasticidade a peça.

Roupas de malha tendem a ficar mais justas no corpo, porém por sua elasticidade, elas podem ser mais confortáveis, diferente das roupas em tecido, que não esticam e por isso, muitas vezes, podem parecer mais desconfortáveis.

Os fios elásticos são a solução encontrada para dar um pouco de elasticidade ao tecido plano, porém, ainda assim, é muito menos de que a de uma malha.

Qual o melhor tecido: Microfibra ou malha?

A verdade é que não há um melhor que o outro. Ambos oferecem muita qualidade e um alto custo benefício. A escolha deve se basear na usabilidade daquele tecido. Avaliar, por exemplo, se a peça será usada no inverno ou verão já irá direcionar a melhor opção.

Independente da diferença de microfibra e malha, os dois podem produzir peças maravilhosas.

Assuntos Relacionados

Comentários

3 respostas

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *