Qual a diferença de tule e organza


1

Com uma variedade enorme e muita semelhança entre os materiais no mercado, é muito comum que algumas pessoas acabem confundindo um com o outro. Um bom exemplo, é saber a diferença entre o tule e organza. Apesar de serem parecidos, possuem diferenças marcantes.

Entender e saber a diferença entre ambos, refletirá no resultado final da peça que será confeccionada ou na ornamentação do ambiente.

Se você é um profissional da costura, ou se interessa pelo assunto, continue a leitura. Pois, neste artigo iremos mostrar as diferenças mais importantes entre o tule e organza. Tenha uma boa leitura.

Tule

O tule é um tecido que é feito por fios que são entrelaçados, criando uma rede com certa transparência mas com muita firmeza e boa estabilidade. Mesmo sendo muito fino, este tecido cria muito volume na peça. Sempre muito utilizado nas sobreposições de saias, aparecendo também nos babados e detalhes de muitas peças.

Há muitos tipos de tules, alguns são bem mais firmes e outros com maior maleabilidade e fluidez.

Este tecido recebe este nome pelo seu surgimento no ano de 1700, numa cidade da França com o mesmo nome. Se tornando mais popular depois dos anos 1800, quando passou a ser utilizado nas saias das bailarinas de balé. Passando a ter uma maior versatilidade, cores, texturas e diferentes usos.

No nosso site, Maximus Tecidos, você poderá encontrar muitas opções de tules. Confira!

Organza

Já a organza, é um tecido fino, com trama bem simples e transparente. Mesmo sendo bem leve, a organza é bem firme e com boa armação. Com isso, é muito requisitado nas confecções das peças que exigem muito volume.

O brilho deste tecido é levemente acetinado, e possui uma grande gama de cores. Está no hall dos tecidos que são frequentemente utilizados na produção de vestidos e saias para debutantes, damas de honra e festas de crianças.

É um grande aliado quando é combinado com outros tipos de tecidos e materiais, criando peças elegantes e casuais. Sendo também utilizados em peças de decoração de muitos ambientes, porque possui preços acessíveis quando feito de materiais sintéticos. 

Mesmo com um nome originário da França, o tecido é uma criação russa. Na região do extinto Turquistão, local muito famoso pela comercialização da seda. 

Você também pode encontrar algumas opções de organza no nosso site, Maximus Tecidos.

Funcionalidades e principais diferenças

O tule e organza são materiais muito leves, possuem um bom capricho estrutural e são muito delicados. Por isso são muito requisitados na criação de vestidos de noiva. O tule possui um caimento melhor em relação à organza, o que traz uma maior feminilidade.

Por outro lado, a organza é um material mais rígido, sem muito caimento. é o preferido quando se trata de uma vestimenta mais estruturada. Ambos caem muito bem no corpo e não amassam facilmente.

O tule e organza são da família da seda, popularmente feitos de materiais sintéticos. Como o náilon e o poliéster. Quando são feitos de seda pura, possuem valor muito mais elevado.

Mesmo sendo mais utilizado para confecção de vestidos de noiva, o tule e organza são utilizados também na produção de outras peças de vestimentas e de decoração.

Agora que já está familiarizado(a) com os dois tecidos, faça uma visita ao nosso site, Maximus Tecidos. Lá você encontrará uma variedade enorme de tule e organza. Além de poder se matricular em algum dos nossos cursos na Maximus Escola de Moda Online, estamos esperando por você!


Like it? Share with your friends!

1
Maximus Tecidos
A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *