Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Qual a diferença de tule e organza?

Há diversos tipos de tecido no mercado têxtil e saber as principais diferenças entre cada um deles é essencial para acertar na confecção das peças. Saber qual a diferença de tule e organza, por exemplo, é fundamental.

Isso porque ambos os tecidos são relativamente parecidos e muitas vezes são usados com a mesma finalidade. Entretanto, as suas pequenas diferenças trazem à peça final características distintas.

Nesse artigo iremos falar qual a diferença de tule e organza e onde essas variações de tecidos são mais aplicadas. Além disso, trazemos uma dica final para você não errar na hora da escolha.

Qual a diferença de tule e organza

TULE

Tecido tule da Maximus Tecidos

O Tule é construído com fios entrelaçados que criam uma rede transparente, mas bastante firme e estável. Apesar de ser bem fino, garante volume à peça. É muito usado em sobreposições nas saias, além de aparecer em babados e detalhes das roupas.

Existem vários tipos de tules, alguns mais firmes e estáticos, outros mais maleáveis e fluidos.

O tecido Tule tem este nome porque surgiu na cidade francesa com este mesmo nome, Tulle, por volta de 1700. Mas foi alguns anos mais tarde, em meados de 1800, quando passou a fazer parte dos figurinos de ballet que o tecido se tornou conhecido.

A bailarina Marie Taglioni foi a primeira a usar uma “saia de tutu” composta por várias camadas de tule que se estendia até os tornozelos. Em 1840, o tule ganhou ainda mais destaque depois que apareceu no vestido de noiva da rainha Victoria. Desde então, tornou-se muito versátil com várias cores, texturas e diversos usos.

Confira as opções de tecido tule no site da Maximus Tecidos aqui!

ORGANZA

Tecido organza da Maximus Tecidos

A Organza é um tecido transparente, fino e de trama simples. Ao mesmo tempo em que é leve, também é firme, encorpado e bastante armado. Por isso é muito utilizado na confecção de peças que necessitam de volume.

Possui um brilho ligeiramente acetinado e é conhecido por sua variedade de cores.

A organza está entre os tecidos mais usados na confecção de saias de vestidos para debutantes, daminhas e festas infantis. O resultado fica muito bonito!

Além disso, pode ser combinado com outros materiais e tecidos para peças casuais ou mais elegantes. E ainda pode aparecer incrementando a decoração de ambientes porque possui um valor bem acessível.

Embora o nome Organza venha do francês, trata-se de um tecido que surgiu na Rússia. Mais precisamente da região do antigo Turquistão, lugar famoso pelo comércio de seda na antiguidade.

Confira as opções de tecido organza no site da Maximus Tecidos aqui!

Onde adquirir tule ou organza

Sabendo qual a diferença de tule e organza, resta saber onde adquirir esses tecidos.

É muito importante saber escolher bem o fornecedor, pois a qualidade do tecido influencia diretamente na qualidade da peça.

Hoje em dia é possível comprar tecidos online, deixando a compra mais fácil e prática. Entretanto, é essencial saber qual é o nível de qualidade das peças.

A Maximus Tecidos, por exemplo, é renomada no mercado têxtil e oferece tecidos de altíssima qualidade a um preço justo. Agora que você já sabe qual a diferença de tule e organza, falta adquirir um tecido impecável!

Clique aqui e conheça o site da Maximus Tecidos!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *