Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Qual A Diferença Entre Tecido De Seda E Cetim?

Você sabe qual a diferença entre tecido de seda e cetim? Ambos são tidos como tecidos extremamente macios e confortáveis e acabam sendo usados para as mais variadas criações. Mas, conhecer suas particularidades é fundamental. Tanto um quanto o outro tem origem chinesa, mas são amplamente utilizados no ocidente. Os dois são usados na confecção […]

Você sabe qual a diferença entre tecido de seda e cetim? Ambos são tidos como tecidos extremamente macios e confortáveis e acabam sendo usados para as mais variadas criações. Mas, conhecer suas particularidades é fundamental.

Tanto um quanto o outro tem origem chinesa, mas são amplamente utilizados no ocidente. Os dois são usados na confecção de peças de roupa e também como matéria para uso variado, como artigos de cama e enxovais.

Ao tocar esses tecidos você pode perceber imediatamente a suavidade e maciez. São extremamente confortáveis além de muito bonitos.

Bom, até agora falamos de características que eles compartilham entre si. Mas, afinal, qual a diferença entre tecido de seda e cetim? Como aproveitar melhor cada um deles? Veja quais são as nossas dicas.

Entenda Qual A Diferença Entre Tecido De Seda E Cetim

O primeiro ponto a ser analisado quando falamos sobre qual a diferença entre tecido de seda e cetim é o aspecto visual. Ao olhar para eles você perceberá que são diferentes.

  • A seda:

A seda é um tecido fibroso muito valioso no mercado têxtil. Tem uma aparência brilhosa, luxuosa e muito bonita. Também é considerado um tecido capaz de criar peças de altíssima qualidade e que possuem um grande valor no mercado.

É um dos materiais mais indicados para roupas leves, que possam ser usadas no verão. Tem um excelente caimento e, quando bem utilizada, a seda pode render peças muito bonitas.

O seu toque é macio e leve. Ela possui um brilho muito suave e discreto, belíssimo tanto para peças diurnas quanto noturnas. O aspecto fibroso permite uma ventilação agradável.

  • O cetim:

O cetim é um tecido muito antigo que surgiu na China, na idade média. Inicialmente era feito de fios de seda e usados na confecção das roupas da realeza. 

Com o avanço da tecnologia no mundo textil, surgiram as variações sintéticas deste tecido. Mesmo sendo um cetim de fibra artificial, ele continua sendo considerado um tecido elegante.

É um tecido leve e de caimento mais fluido e delicado. Possui um brilho acetinado intenso e elegante. Seu toque é bem macio e sedoso.

Qual Dos Dois É Mais Indicado?

Depois de saber qual a diferença entre tecido de seda e cetim é hora de falarmos sobre suas aplicações. Ambos são bem versáteis e podem ser usados em diferentes ocasiões.

A Seda pode ser encontrada pura ou mista. O cetim, por sua vez, pode ser obtido através da seda, poliéster ou nylon. Mais uma diferença essencial entre eles é essa: o cetim é um tecido sintético enquanto a seda é natural.

  • Como utilizar?

Ambos são fáceis de serem utilizados principalmente por serem tecidos bem conhecidos e aceitos no Brasil. Mas, é importante conhecer essas particularidades para que a aplicação seja ainda mais assertiva.

A seda é usada para a criação de peças femininas – como blusas, saias e vestidos – ou masculinas – camisas sociais, por exemplo. Também há uma grande procura por esse tecido para a confecção se lenços tanto para homens quanto para mulheres.

O cetim também pode ser usado para roupas femininas como vestidos, saias e blusas. É mais raro – mas não impossível – encontrar roupas masculinas a base desse tecido.

Qual Tecido É Melhor?

Ambos são excelentes. O importante é sempre pensar nas suas criações considerando como valorizar mais ainda as características de cada tecido.

E saber qual a diferença entre tecido de seda e cetim lhe ajudará nesse quesito. Os dois são tecidos que funcionam muito bem em diferentes situações e podem render belas peças de roupas.

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *