A alfaiataria tem ganhado espaço fora dos ambientes de trabalho ao mesclar peças clássicas com outras mais despojadas. Com isso, muitas pessoas têm procurado tecidos para roupas sociais que se adaptem ao nosso clima, sem perder a classe.
Camisas, calças e blazers desfilam misturados com jeans, camisetas e tênis, criando um visual descolado durantes todas as estações do ano. E para os mais clássicos, o estilo social completo também nunca sai de moda.
Do tradicional ao contemporâneo, o importante é escolher peças bem cortadas e de qualidade para garantir conforto e elegância. Com as nossas dicas você aprenderá a não errar na hora da escolha dos melhores tecidos.
As peças de alfaiataria que conhecemos hoje têm origem no vestuário masculino europeu, principalmente britânico, do século XIV. Camisas, calças e terno eram destinados somente aos homens.
As mulheres começaram a usar calças e camisas somente no final do século XIX e estas peças eram confeccionadas em algodão e destinadas ao trabalho. Somente após a metade do século XX, conseguimos liberdade para vestir o que bem entendêssemos.
Devido ao fato de terem origem na Europa, as roupas sociais eram, tradicionalmente, confeccionadas em tecidos pesados, devido ao clima frio que pedia roupas mais pesadas.
As camisas eram feitas em algodão e sua qualidade variava de acordo com a origem da matéria-prima. Quanto mais alongada é a fibra do algodão, mais qualidade ela apresenta.
O algodão egípcio era símbolo de ostentação e nobreza e, até hoje, nos remete a luxo e sofisticação por ter características como maior maciez e brilho, devido a seu tipo de cultivo, colheita e confecção. É atualmente também utilizado na produção de roupas de cama.
Os ternos, ou costumes, como eram chamados antigamente, eram confeccionados em lã de origem animal. Extraído do pelo de ovelhas e carneiros, este material possui um caimento pesado e isola bem o calor.
Também tem como vantagens não amassar, ser macio e muito confortável e ter uma grande elasticidade. Entretanto, para o verão brasileiro no século XXI, pode um tanto incômodo.
O tricoline pode ser uma boa opção para fazer camisas, tanto masculinas, quanto femininas. É um tecido com ótimo caimento, conforto térmico e pode ser encontrado também em padrões estampados, xadrez e coloridos.
Confira todas as opções de Tricoline no site da Maximus Tecidos aqui!
A cambraia, muito semelhante ao algodão, também é uma opção para as altas temperaturas por ser um tecido leve e confortável.
Confira todas as opções de Cambraia no site da Maximus Tecidos aqui!
O linho é um tecido que, por absorver o calor e ser resistente ao desbotamento, ao contrário do algodão, tornou-se um dos melhores tecidos para roupas sociais. O amarrotamento natural é o charme característico desse tecido.
Confira todas as opções de Linho no site da Maximus Tecidos aqui!
A seda pura também é um tecido muito usado para roupas sociais, porém não tem um valor muito acessível. Um tecido perfeito para substituí-la, é o crepe lorraine. Ele possui o caimento leve, brilho acetinado e toque delicado. Camisas com esse tipo de tecido são um clássico para ocasiões chiques!
Confira todas as opções de Crepe Lorraine no site da Maximus Tecidos aqui!
Já para a confecção de calças, blazers, shorts, saias e vestidos de alfaiataria, existe uma grande variedade de tecidos com caimentos e texturas diferentes:
Confira todas as opções de Crepe Alfaiataria no site da Maximus Tecidos aqui!
Confira todas as opções de Lã Acrílica no site da Maximus Tecidos aqui!
Confira todas as opções de Zibeline no site da Maximus Tecidos aqui!
Como vimos, a sua escolha dependerá de fatores como a estação do ano, a ocasião em que a peça será utilizada e o quanto se pretende investir.
Opções não faltam e agradam a todos os estilos e bolsos. Entre no site da Maximus Tecidos e encontre o melhor tecido para roupas sociais!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…
View Comments
Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana
Olá boa noite.
Preciso de ajuda, tenho uma confeccao de uniformes e na maioria faço social feminino como:calcas e paletós..mas porém estou com um grande problema no tecido social two com lastano, ocorre que quando ele recebe o vapor do ferro ele encolhe, quase todas as marcas tem esse efeito o outro tecido de alfaiataria também ocorre isso, o encolhimento chega a ser as vezes de mais de 5 centímetros , preciso mudar de tecido mas não sei qual.utilizar na linha social feminino.
Aguardo retorno.
Deixo meu número de celular 011973172217