Qual o melhor tecido para roupas sociais?


5
136 compartilhadas, 5 points

A alfaiataria tem ganhado espaço fora dos ambientes de trabalho ao mesclar peças clássicas com outras mais despojadas. Com isso, muitas pessoas têm procurado tecidos para roupas sociais que se adaptem ao nosso clima, sem perder a classe.

Camisas, calças e blazers desfilam misturados com jeans, camisetas e tênis, criando um visual descolado durantes todas as estações do ano. E para os mais clássicos, o estilo social completo também nunca sai de moda.

Do tradicional ao contemporâneo, o importante é escolher peças bem cortadas e de qualidade para garantir conforto e elegância. Com as nossas dicas você aprenderá a não errar na hora da escolha dos melhores tecidos.

Foto: reprodução
Foto: reprodução
Foto: reprodução

A TRADIÇÃO DOS TECIDOS PARA ROUPAS SOCIAIS

As peças de alfaiataria que conhecemos hoje têm origem no vestuário masculino europeu, principalmente britânico, do século XIV. Camisas, calças e terno eram destinados somente aos homens.

As mulheres começaram a usar calças e camisas somente no final do século XIX e estas peças eram confeccionadas em algodão e destinadas ao trabalho. Somente após a metade do século XX, conseguimos liberdade para vestir o que bem entendêssemos.

Devido ao fato de terem origem na Europa, as roupas sociais eram, tradicionalmente, confeccionadas em tecidos pesados, devido ao clima frio que pedia roupas mais pesadas.

Foto: reprodução

As camisas eram feitas em algodão e sua qualidade variava de acordo com a origem da matéria-prima. Quanto mais alongada é a fibra do algodão, mais qualidade ela apresenta.

O algodão egípcio era símbolo de ostentação e nobreza e, até hoje, nos remete a luxo e sofisticação por ter características como maior maciez e brilho, devido a seu tipo de cultivo, colheita e confecção. É atualmente também utilizado na produção de roupas de cama.

Os ternos, ou costumes, como eram chamados antigamente, eram confeccionados em lã de origem animal. Extraído do pelo de ovelhas e carneiros, este material possui um caimento pesado e isola bem o calor.

Também tem como vantagens não amassar, ser macio e muito confortável e ter uma grande elasticidade. Entretanto, para o verão brasileiro no século XXI, pode um tanto incômodo.

ADAPTANDO OS TECIDOS PARA ROUPAS SOCIAIS AO NOSSO CLIMA

O tricoline pode ser uma boa opção para fazer camisas, tanto masculinas, quanto femininas. É um tecido com ótimo caimento, conforto térmico e pode ser encontrado também em padrões estampados, xadrez e coloridos.

Confira todas as opções de Tricoline no site da Maximus Tecidos aqui!

Tecido tricoline da Maximus Tecidos
Foto: reprodução

A cambraia, muito semelhante ao algodão, também é uma opção para as altas temperaturas por ser um tecido leve e confortável.

Confira todas as opções de Cambraia no site da Maximus Tecidos aqui!

Tecido cambraia da Maximus Tecidos
Foto: reprodução

O linho é um tecido que, por absorver o calor e ser resistente ao desbotamento, ao contrário do algodão, tornou-se um dos melhores tecidos para roupas sociais. O amarrotamento natural é o charme característico desse tecido.

Confira todas as opções de Linho no site da Maximus Tecidos aqui!

Tecido linho da Maximus Tecidos
Foto: reprodução

A seda pura também é um tecido muito usado para roupas sociais, porém não tem um valor muito acessível. Um tecido perfeito para substituí-la, é o crepe lorraine. Ele possui o caimento leve, brilho acetinado e toque delicado. Camisas com esse tipo de tecido são um clássico para ocasiões chiques!

Confira todas as opções de Crepe Lorraine no site da Maximus Tecidos aqui!

Tecido crepe lorraine da Maximus Tecidos
Foto: reprodução

Já para a confecção de calças, blazers, shorts, saias e vestidos de alfaiataria, existe uma grande variedade de tecidos com caimentos e texturas diferentes:

  • CREPE ALFAIATARIA:

Confira todas as opções de Crepe Alfaiataria no site da Maximus Tecidos aqui!

Tecidos crepe alfaiataria da Maximus Tecidos
Foto: reprodução
  • LÃ ACRÍLICA:

Confira todas as opções de Lã Acrílica no site da Maximus Tecidos aqui!

Tecido lã acrílica da Maximus Tecidos
Foto: reprodução
  • ZIBELINE:

Confira todas as opções de Zibeline no site da Maximus Tecidos aqui!

Tecido zibeline da Maximus Tecidos
Foto: reprodução

ESCOLHA O MELHOR

Como vimos, a sua escolha dependerá de fatores como a estação do ano, a ocasião em que  a peça será utilizada e o quanto se pretende investir.

Opções não faltam e agradam a todos os estilos e bolsos. Entre no site da Maximus Tecidos e encontre o melhor tecido para roupas sociais!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

5
136 compartilhadas, 5 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
1
Amei
Incrível Incrível
0
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Camila Nishida

Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.