Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Qual o tamanho ideal de margem de costura?

Responder a essa pergunta é mais simples que parece. Isso porque a margem de costura vai muito de encontro com que tipo de peça você está querendo costurar.

Dessa forma, o tamanho ideal não existe visto que ele é variável. Lendo este artigo, você irá saber essa e outras informações importantes para aprender e se desenvolver dentro da costura, vamos juntos?

Quanto devo deixar na margem de costura na minha peça?

Como colocado mais acima, essa margem é de valor variável. Isso se deve muito pois, para cada tipo de produto, é necessário uma margem de costura diferente.

Para entender melhor o porquê do “depende” ser a resposta dessa pergunta, pense na finalização da sua roupa. A depender do acabamento que você queira dar a essa peça, a margem pode variar entre 0 e 1,5 cm.

Como se sabe, existem vários acabamentos possíveis para as roupas como cavas e decotes e, cada um desses apresenta uma margem de costura distinta. Se você:

  • for costurar golas ou mangas, é interessante deixar 1 cm;
  • quiser costurar viés aparente, é melhor não deixar margem; e
  • quiser costurar com viés interno, é uma boa deixar 1 cm também.

Existe um consenso entre as costureiras de deixar a margem de costura sempre em 1,0 e 1,5 cm quando o tecido é plano, porém, pode ser que esse valor se altere caso o pedido seja feito sob medida.

Independente do tamanho que você queira colocar de margem, é importante saber que fim dará à sua roupa, visto que, em caso de aluguel, talvez seja interessante colocar uma margem um pouco maior, permitindo que o tecido sofra com possíveis ajustes sem estragar a peça.

De toda forma, essa e outras importantes dicas, conteúdos e demonstrações práticas, você consegue encontrar dentro do curso de Idineia Merci, o Curso Online de Costura Gente que Ama Costurar. Leia abaixo mais informações.

Curso Online de Costura Gente que Ama Costurar: torne-se profissional da costura

Além das 50 Aulas de Costura com a professora Idineia Merci, nossas alunas(os) têm acesso a 15 Bônus exclusivos que totalizam 221 aulas para complementar a aprendizagem e ainda Apostila de Estudos e Moldes em PDF para a confecção das peças.

A Maximus Escola de Moda te dá a possibilidade de complementar e aprofundar ainda mais o seu aprendizado dentro do mundo da costura.

Apesar de ser um curso online, o Gente que Ama Costurar é um curso muito completo para quem sabe, para quem não sabe ou para quem quer se aperfeiçoar na área.

Com o conteúdo disposto nas aulas e as atividades práticas, você irá aprender a costurar diversas peças de roupa mesmo se nunca ter tocado em uma linha ou feito uma margem de costura na vida.

Além disso, você poderá reciclar ou revisitar as aulas todas as vezes que julgar necessário. Ah, e caso tenha dúvidas no decorrer do curso, fique tranquilo ao perguntar, pois a própria professora irá te responder, viu?

Nessa busca de tornar-se uma profissional da costura, você conseguirá emitir um certificado digital ao final do curso e, caso queira, é só baixar, imprimir e emoldurá-lo.

Caso tenha ficado interessado em saber mais sobre margem de costura ou qualquer outro assunto dentro desse universo, inscreva-se no curso e aproveite para se tornar uma profissional da área!

 

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *