Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tipos de réguas usadas para a modelagem

Para fazer uma boa modelagem de roupas é necessário desenvolver algumas habilidades com as ferramentas, as réguas usadas para a modelagem são as principais ferramentas de costura.

É muito comum quando a pessoa está aprendendo a fazer moldes a ter dúvidas sobre quando e como usar as réguas de modelagem. Mas não te mistério, nada que um pouco de prática não resolva.

A definição de régua é instrumento que é destinado a fazer o traçado de linhas retas podendo ser divididas em unidades de centímetros ou milímetros. Já as curvas são denominadas gabaritos, que é um modelo padrão de curva usado como molde.

Antigamente os gabaritos eram feitos pelo próprio alfaiate, em folhas de papel ou de madeira, mas hoje em dia como as coisas estão muito mais práticas você pode ir até a loja e vai encontrar grande variedade de formas e tamanhos.

Réguas de modelagem da Maximus Tecidos

Quais são as réguas usadas para a modelagem?

  • Régua comum

Normalmente utilizam-se réguas com graduação de 60 cm, pode ser régua de acrílico ou de metal.

  • Esquadro

O esquadro é uma régua muito conhecida e usávamos desde a época da escola e é uma das réguas usadas para a modelagem. É uma régua em forma de triângulo que é utilizada para fazer traçados retos e cantos com ângulos, para esquadrar os riscos no molde.

Geralmente os mais utilizados em costura são feitos de material transparente, de acrílico ou plástico, mas também tem os esquadros que são feitos de metal e apresentam maior durabilidade e não desgastam as pontas como os de outro material.

Existem esquadros de tamanhos variados também e você pode optar por usar um pequeno, um médio e um grande. E alguns esquadros vem com graduação em milímetros também.

Para utilizar o esquadro precisa de um cuidado para as linhas ficarem realmente retas, pois se estiverem tortas você pode cortar errado o tecido.

  • Curva francesa

Também é um dos tipos de réguas usadas para a modelagem manual, é um gabarito de curva acentuada. Com a curva francesa você tem o auxílio para fazer detalhes no vestuário como o decote, a cava, a cabeça das mangas, o gancho e diversas outras marcações.

É preciso fazer um traço acentuado de modo que a curva seja fiel a anatomia do corpo. É a curva francesa que vai auxiliar você na modelagem de um recorte de princesa, por exemplo.

Também existem variações, a curva francesa é um molde, feita de madeira, acrílico ou metal com diversos tamanhos de raios e curvaturas.

  • Curva de alfaiate

Possui uma forma mais alongada, é muito utilizada para fazer traços laterais de saias, calças, vestidos e casacos. No caso da curva de alfaiate o mais indicado é utilizar as que são feitas de material acrílico ou mdf.

Conheça as réguas de modelagem aqui no site da Maximus Tecidos!

O uso das curvas na modelagem

Vamos dar alguns exemplos de quando são utilizadas as curvas:

  • Decote na frente

Para fazer um decote frontal posiciona-se a parte mais curva sobre os pontos de referência com a parte menos curvada para cima.

  • Decote nas costas

A ponta mais curvada é posicionada nos pontos de referência para fazer o traçado com uma inclinação maior de quando é no decote da frente, por exemplo. a parte menos curva fica voltada para cima e o lado côncavo ao centro das costas.

  • Cava frontal

Para fazer a cava frontal, às vezes consegue-se encaixar a curva perfeitamente nos pontos de referência da cava. A parte menos curva aponta para cima e o lado convexo fica voltado para o centro.

  • Cava traseira

É necessário encaixar os três pontos de cima, a parte menos curva fica voltada para cima e o lado convexo voltado para o meio das costas. Depois você vai precisar girar a parte menos curva até que ela se encaixe nos dois pontos de baixo.

Esses são apenas alguns exemplos de réguas usadas na modelagem e como elas podem ser uteis no dia a dia de quem trabalha produzindo roupas.

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *