Resultado oficial da campanha Costura do Bem Maximus Tecidos


5
59 compartilhadas, 5 points

Oi, eu sou a Camila Nishida, e nesse post eu vou: explicar a Campanha Costura do bem, explicar as mudanças aplicadas na Campanha e divulgar o resultado com o nome das 100 costureiras contempladas com a doação dos kits de tecido.

Se preferir, você pode acompanhar este post por vídeo: dá o play!

CAMPANHA COSTURA DO BEM MAXIMUS TECIDOS

No sábado e domingo, dias 21 e 22 de março de 2020, eu e a equipe da Maximus Tecidos tivemos a ideia da campanha “costura do bem”. fizemos levantamento dos nossos tecidos, escrevemos o roteiro, gravamos o vídeo e publicamos a campanha, tudo na segunda-feira, dia 23 de março.

Se você assistiu o vídeo da campanha e talvez até tenha sido uma das mais de 4.500 pessoas que se inscreveram para participar, você já sabe que a ideia se tratava da Maximus Tecidos fazer a doação de 100 kits de tecidos de tricoline, para que 100 costureiras ao redor do Brasil pudessem entrar com a mão de obra, costurando cada uma, 50 máscaras de tecido, que posteriormente seriam doadas aos hospitais e unidades de pronto atendimento, para os profissionais da saúde, que estão trabalhando na linha de frente no atendimento das pessoas infectadas com o Covid-19.

Se você não assistiu, confira aqui:

Porém, somente no dia seguinte, terça-feira, dia 24 de março, posteriormente a publicação da campanha é que nós tivemos acesso a resolução de número 356, que foi publicada no dia 23 de março de 2020 do Diário Oficial da União. Ao estudarmos essa resolução percebemos que nós cometemos um erro.

A resolução esclarece sobre todos os requisitos e as matérias primas adequadas para a fabricação das máscaras oficiais para os profissionais da saúde.

O fato é que as máscaras de tecido não possuem 100% de eficácia para barrar o vírus, por isso, para que os profissionais da saúde não corram mais riscos do que eles já estão correndo, essa resolução proibiu a confecção das máscaras cirúrgicas com tecidos de algodão, como tricoline.

A matéria-prima ideal e mais indicada para fabricação das máscaras cirúrgicas é “o tecido não tecido, conhecido como TNT para artigos de uso odonto-médico-hospitalar”.

Pessoal, eu não estou aqui para ter razão, por mais que tenhamos tido a melhor das intenções, como mencionei no começo, vim aqui para pedir desculpas para vocês. Estamos admitindo um erro humano, que cometemos no lançamento da campanha, mas que por sorte, ainda está em tempo de ser corrigido.

Quando nós lançamos a campanha, queríamos ser rápidos, tomando uma atitude nobre nesse momento de grande caos e angústia. Mas nessa ânsia de ajudar, acabamos inclusive interpretando de maneira equivocada uma fala do ministro da saúde, Luiz Mandetta, publicada em grandes portais de notícias nacionais. Ele disse para a população em geral usar a versão caseira da máscara ao sair de casa e poupar o estoque de máscaras cirúrgicas oficiais que já estavam faltando para os profissionais da saúde.

Nas redes sociais, além de nós, também várias outras youtubers de costura lançaram vídeos ensinando a fazer máscaras de tecido comum (como a tricoline). Mas agora entendemos que esse modelo de máscara de tecido não é 100% seguro. O tecido não tem a trama fechada o suficiente para impedir a transmissão do vírus para o ambiente ou vice e versa.

Outro risco que identificamos sobre a máscara feita de tecido, é que a modelagem feita sem as medidas específicas contribui para que o ajuste no rosto não seja exato, deixando o profissional em risco.

Enfim, para não me delongar muito, deixarei aqui o link para essa resolução 356 que foi mencionada.

Espero que todas vocês entendam essa situação e nos desculpem. Nós da Maximus Tecidos agimos na melhor das intenções, mas agora cientes do erro que cometemos, temos a responsabilidade de vir aqui e nos retratarmos publicamente, informando inclusive a todas vocês sobre o que é certo e o que é errado quanto a fabricação e utilização das máscaras, agora que estamos mais esclarecidos.

MUDANÇAS APLICADAS NA NA CAMPANHA 

A campanha Costura do Bem continua de pé, e inclusive foi um sucesso de inscrições. Até momento em que eu estou escrevendo este post, nós tivemos mais de 4500 costureiras inscritas.

Como já foi divulgado, só está ao nosso alcance fazer a doação de 100 kits para as primeiras 100 costureiras inscritas. Nós vamos honrar essas doações. A única coisa que muda agora é o enfoque do que deve ser feito com esses tecidos.

Não podemos mais confeccionar as máscaras, porque como já vimos essas não seriam 100% seguras. Como a nossa intenção continua sendo ajudar, vamos disponibilizar os tecidos mesmo assim para que as costureiras confeccionem outras peças de vestuário ou costura criativa, que possam ser úteis também para doação nesse momento de calamidade que estamos vivendo.

Cada kit de tecido que será doado, também serve por exemplo para confeccionar duas camisas adultas, ou alguma peça de roupinha infantil, ou um lençol de berço de bebê ou outros itens de enxoval como forro e fronha, ou ainda dois vestidos de cortes retos que algumas senhorinhas gostam de usar. Enfim, o leque de possibilidades é muito grande e cada costureira poderá escolher costurar uma opção para qual esteja preparada tecnicamente.

Se você foi uma das 100 costureiras contempladas, eu tenho certeza que na sua cidade, existem entidades que acolhem e cuidam de pessoas carentes que necessitam de doações de roupas e artigos como esses, sejam recantos da criança, orfanatos, lar dos idosos, albergues, abrigos de moradores de rua e assim por diante.

Então eu me despeço contando mais uma vez com a compreensão de todas vocês. Agora eu e a equipe da Maximus vamos nos concentrar nos contatos e nos envios das doações.

RESULTADO DAS 100 COSTUREIRAS CONTEMPLADAS 

Todas as 100 costureiras contempladas com a doação receberão um e-mail meu explicando como proceder para receber o kit em casa. Fique atenta a sua caixa de entrada e procure também no lixo eletrônico ou caixa de spam.

  1. Adriana Bondezan Lima Pinheiro das Neves
  2. Adriane Cristina dos Santos
  3. Alessandra Balotin
  4. Alex Abarbo Moreira
  5. Alexandre Parotti Sampel
  6. Ana Aparecida Bomfim Fonseca
  7. Ana Ivete Limberger Welter
  8. Ana Karina Cardoso Ramos Martins Lopes
  9. Ana Luiza Rebelo Rocha
  10. Ana Paula Oliveira Soares da Silva
  11. Andressa Cristiane de Souza Dias Florentino
  12. Angela Maria Moreira Vieira
  13. Angelica Penteado
  14. Angélica Ruthes de Oliveira Cabral
  15. Audrelei M da Silva de Souza
  16. Camila Dorr Abreu Beppler
  17. Camila Teixeira Viguache
  18. Carmem Silva dos Santos
  19. Carolina Klassen da Silva
  20. Cécely Anne Coelho Nogueira
  21. Cristina Ferreira da Silva Feder
  22. Cristina Sayuri Ito Nakassima
  23. Dagmar Cristian Sothe
  24. Débora André de Oliveira
  25. Denise Soares
  26. Diana Bombarda
  27. Ederson de Souza Andrade
  28. Edilaine Francisca Vieira
  29. Edneia dos Santos Silva
  30. Elaine de Jesus Luis Canuto
  31. Eliana Marchetti
  32. Elismar Aparecida de Oliveira
  33. Elizângela Gonçalves Inácio
  34. Eronildes Cavalcante Leal
  35. Ester Cardoso da Fonseca Leonardo
  36. Fabiana Camargo Porciuncula
  37. Gabrieli da Silva
  38. Glaucia Maria Vilela Argenal
  39. Gláucia Ricci
  40. Jacira Monteiro Carvalho
  41. Janayna Peixoto Guimarães
  42. Juan cruz
  43. Julia Maria Schreiner
  44. Leila Fátima Nogueira Macias
  45. Lilian Da Silva Furlani
  46. Lilian Kochhann
  47. Lousiana de Souza
  48. Luciene Fernandes Faria
  49. Lucimara Cardozo Loch
  50. Mara Rosane Silva de Lima
  51. Marcia Oliveira da Silva Galvão
  52. Maria Helena de Souza
  53. Maria Inês Gutierrez Dias
  54. Maria José Fernandes Viana
  55. Maria Luiza de Moraes Borges
  56. Maria luzia lapa de Souza Silva
  57. Maria Madalena Rodrigues de Barros
  58. Marilei Reuter Rosset
  59. Marilia de Oliveira Gonçalves
  60. Marina Acacia Lima dos Santos
  61. Mariza Figueira de Menezes
  62. Marlene Podesta Rocha cha Saad
  63. Meris Lucia Ramos
  64. Miriam pereira de souza
  65. Mírian da Silva Brandão
  66. Mirta Angelica Barbosa da Silva e Cerdo
  67. Mônica Adolpho Martins
  68. Nathália dos Santos Ribeiro da Silva
  69. Patrícia Bastos da Silva
  70. Paula Marlene Lopes Marin
  71. Poliane Vanessa De Oliveira Silva Porto
  72. Polyanna de Almeida Silva
  73. Rachel Evangelista de Oliveira
  74. Regiane Aparecida Benevenuto de Souza Carvalho
  75. Renata Paschoareli
  76. Roberta Pinheiro
  77. Rosa Borges Vitor
  78. Rosana Fernandes Santos
  79. Rosana Geraldo
  80. Roseli Cabral
  81. Roseli Dias Pereira
  82. Rosileia Pires Santos
  83. Sandra Lúcia Dimidiuk Bassani
  84. Silvia Maria Reis marques
  85. Sílvia Moreira
  86. Silvia Pickel David
  87. Solange Aparecida Daniel Santos
  88. Sônia Maria da Silva
  89. Sueli Camacho
  90. Susette de oliveira
  91. Suzana Fatima Martins
  92. Tamara Bergonsi Calvi
  93. Tamara Gassenferth Sorrentino
  94. Terezinha Worma
  95. Valéria Santos Araújo Lopes
  96. Vera Aparecida de Moraes Modesto
  97. Veridiane Terezinha Narciso
  98. Wynnie Cargnin
  99. Zelia Viana Brito Silva
  100. Zilna Borges

E se você não foi uma das costureiras contempladas, não fique desanimada. Essa não é a primeira e nem será a última oportunidade de ajudarmos o próximo.

Esperamos que mesmo assim você não desista de tentar ajudar. Talvez você possua alguns retalhos em sua casa ou no seu ateliê, que possam ser transformados em roupas para aquecer o coração de quem mais precisa num momento tão difícil como esse.

Um beijo e até a próxima.


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

5
59 compartilhadas, 5 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
2
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
32
Amei
Incrível Incrível
6
Incrível
O Melhor O Melhor
2
O Melhor
Camila Nishida

Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

6 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá boa tarde gostei muito do projeto como faço para ganhar o kit para confeccionar as máscaras ,tbm para ajudar ,aqui em Sorocaba não acha máscara por dinheiro nenhum ,lojas d tecidos fechadas até para meu marido trabalha e cortei uma camisa dele d algodão e fiz alguma pois ele e motorista de ônibus trabalha com pessoas dia tdo .
    Gostaria de pode fazer parte desse grupo de ajudar a fazer as máscaras
    Grata
    Schirlene Fernandes Romani

  2. Só gostaria de receber no meu email os moldes de máscaras da Marlene Mukai, pois quero fazer para familiares e os feirantes da cidade.

  3. Gostaria muito de ter sido sorteada para participar desta ação mais infelizmente não fui sorteada nem para trabalhar não sou contemplada. Fazer o que né???

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.