Oi, eu sou a Camila Nishida, e nesse post eu vou: explicar a Campanha Costura do bem, explicar as mudanças aplicadas na Campanha e divulgar o resultado com o nome das 100 costureiras contempladas com a doação dos kits de tecido.
Se preferir, você pode acompanhar este post por vídeo: dá o play!
No sábado e domingo, dias 21 e 22 de março de 2020, eu e a equipe da Maximus Tecidos tivemos a ideia da campanha “costura do bem”. fizemos levantamento dos nossos tecidos, escrevemos o roteiro, gravamos o vídeo e publicamos a campanha, tudo na segunda-feira, dia 23 de março.
Se você assistiu o vídeo da campanha e talvez até tenha sido uma das mais de 4.500 pessoas que se inscreveram para participar, você já sabe que a ideia se tratava da Maximus Tecidos fazer a doação de 100 kits de tecidos de tricoline, para que 100 costureiras ao redor do Brasil pudessem entrar com a mão de obra, costurando cada uma, 50 máscaras de tecido, que posteriormente seriam doadas aos hospitais e unidades de pronto atendimento, para os profissionais da saúde, que estão trabalhando na linha de frente no atendimento das pessoas infectadas com o Covid-19.
Se você não assistiu, confira aqui:
Porém, somente no dia seguinte, terça-feira, dia 24 de março, posteriormente a publicação da campanha é que nós tivemos acesso a resolução de número 356, que foi publicada no dia 23 de março de 2020 do Diário Oficial da União. Ao estudarmos essa resolução percebemos que nós cometemos um erro.
A resolução esclarece sobre todos os requisitos e as matérias primas adequadas para a fabricação das máscaras oficiais para os profissionais da saúde.
O fato é que as máscaras de tecido não possuem 100% de eficácia para barrar o vírus, por isso, para que os profissionais da saúde não corram mais riscos do que eles já estão correndo, essa resolução proibiu a confecção das máscaras cirúrgicas com tecidos de algodão, como tricoline.
A matéria-prima ideal e mais indicada para fabricação das máscaras cirúrgicas é “o tecido não tecido, conhecido como TNT para artigos de uso odonto-médico-hospitalar”.
Pessoal, eu não estou aqui para ter razão, por mais que tenhamos tido a melhor das intenções, como mencionei no começo, vim aqui para pedir desculpas para vocês. Estamos admitindo um erro humano, que cometemos no lançamento da campanha, mas que por sorte, ainda está em tempo de ser corrigido.
Quando nós lançamos a campanha, queríamos ser rápidos, tomando uma atitude nobre nesse momento de grande caos e angústia. Mas nessa ânsia de ajudar, acabamos inclusive interpretando de maneira equivocada uma fala do ministro da saúde, Luiz Mandetta, publicada em grandes portais de notícias nacionais. Ele disse para a população em geral usar a versão caseira da máscara ao sair de casa e poupar o estoque de máscaras cirúrgicas oficiais que já estavam faltando para os profissionais da saúde.
Nas redes sociais, além de nós, também várias outras youtubers de costura lançaram vídeos ensinando a fazer máscaras de tecido comum (como a tricoline). Mas agora entendemos que esse modelo de máscara de tecido não é 100% seguro. O tecido não tem a trama fechada o suficiente para impedir a transmissão do vírus para o ambiente ou vice e versa.
Outro risco que identificamos sobre a máscara feita de tecido, é que a modelagem feita sem as medidas específicas contribui para que o ajuste no rosto não seja exato, deixando o profissional em risco.
Enfim, para não me delongar muito, deixarei aqui o link para essa resolução 356 que foi mencionada.
Espero que todas vocês entendam essa situação e nos desculpem. Nós da Maximus Tecidos agimos na melhor das intenções, mas agora cientes do erro que cometemos, temos a responsabilidade de vir aqui e nos retratarmos publicamente, informando inclusive a todas vocês sobre o que é certo e o que é errado quanto a fabricação e utilização das máscaras, agora que estamos mais esclarecidos.
A campanha Costura do Bem continua de pé, e inclusive foi um sucesso de inscrições. Até momento em que eu estou escrevendo este post, nós tivemos mais de 4500 costureiras inscritas.
Como já foi divulgado, só está ao nosso alcance fazer a doação de 100 kits para as primeiras 100 costureiras inscritas. Nós vamos honrar essas doações. A única coisa que muda agora é o enfoque do que deve ser feito com esses tecidos.
Não podemos mais confeccionar as máscaras, porque como já vimos essas não seriam 100% seguras. Como a nossa intenção continua sendo ajudar, vamos disponibilizar os tecidos mesmo assim para que as costureiras confeccionem outras peças de vestuário ou costura criativa, que possam ser úteis também para doação nesse momento de calamidade que estamos vivendo.
Cada kit de tecido que será doado, também serve por exemplo para confeccionar duas camisas adultas, ou alguma peça de roupinha infantil, ou um lençol de berço de bebê ou outros itens de enxoval como forro e fronha, ou ainda dois vestidos de cortes retos que algumas senhorinhas gostam de usar. Enfim, o leque de possibilidades é muito grande e cada costureira poderá escolher costurar uma opção para qual esteja preparada tecnicamente.
Se você foi uma das 100 costureiras contempladas, eu tenho certeza que na sua cidade, existem entidades que acolhem e cuidam de pessoas carentes que necessitam de doações de roupas e artigos como esses, sejam recantos da criança, orfanatos, lar dos idosos, albergues, abrigos de moradores de rua e assim por diante.
Então eu me despeço contando mais uma vez com a compreensão de todas vocês. Agora eu e a equipe da Maximus vamos nos concentrar nos contatos e nos envios das doações.
Todas as 100 costureiras contempladas com a doação receberão um e-mail meu explicando como proceder para receber o kit em casa. Fique atenta a sua caixa de entrada e procure também no lixo eletrônico ou caixa de spam.
E se você não foi uma das costureiras contempladas, não fique desanimada. Essa não é a primeira e nem será a última oportunidade de ajudarmos o próximo.
Esperamos que mesmo assim você não desista de tentar ajudar. Talvez você possua alguns retalhos em sua casa ou no seu ateliê, que possam ser transformados em roupas para aquecer o coração de quem mais precisa num momento tão difícil como esse.
Um beijo e até a próxima.
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…
View Comments
Quero ajudar tbm
Olá boa tarde gostei muito do projeto como faço para ganhar o kit para confeccionar as máscaras ,tbm para ajudar ,aqui em Sorocaba não acha máscara por dinheiro nenhum ,lojas d tecidos fechadas até para meu marido trabalha e cortei uma camisa dele d algodão e fiz alguma pois ele e motorista de ônibus trabalha com pessoas dia tdo .
Gostaria de pode fazer parte desse grupo de ajudar a fazer as máscaras
Grata
Schirlene Fernandes Romani
Mas nem qdo é pra "trabalhar" eu sou contemplada... rsrsrs
Só gostaria de receber no meu email os moldes de máscaras da Marlene Mukai, pois quero fazer para familiares e os feirantes da cidade.
Gostaria muito de ter sido sorteada para participar desta ação mais infelizmente não fui sorteada nem para trabalhar não sou contemplada. Fazer o que né???
Ahhh... que pena que vcs tiveram que cancelar a campanha.😞
Oi bom dia quero comprar tecido para fazer máscara . Tenho marido gari filhas em mercado e farmácia
Acesse o nosso site para ver os tecidos de algodão que temos disponíveis e que são mais indicados: http://www.maximustecidos.com.br :)
Podiam fazer um desconto pra gente, todos estão aqui pela msm causa.
Poderiam fazer dinovo essa campanha agora q foi autorizado a usar as máscaras
Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana