Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

RETALHOS DE TECIDO: IDEIAS CRIATIVAS PARA REAPROVEITAR ESSE MATERIAL

retalhos de tecidos

Na hora de costurar, sobraram montes de sobras e pouco a pouco você está sentado em uma grande caixa cheia de retalhos de tecidos dos mais belos.

Eles geralmente são pequenos demais para fazer cortes para um grande projeto de costura – mas seria uma pena jogá-los fora!

É aqui que sua criatividade entra em jogo: existem inúmeros pequenos projetos para os quais é possível usar sobras de tecido para artesanato e belíssimas peças de patchwork.

Retalhos de tecidos: por que reaproveitá-los?

Se gosta de costurar, provavelmente tem sobras de tecido de projetos de costura anteriores. Mas o tecido de camisas e camisetas velhas, cortinas ou roupas de cama geralmente é bonito demais para ser jogado fora.

Aqui você encontra muitas sugestões de como usar os seus retalhos de tecido – sejam peças maiores ou apenas pequenos pedaços… tudo ainda consegue ser usado!

1.    Costura uma almofada de alfinetes

Um pequeno pedaço de seu tecido favorito é imortalizado em uma almofada de alfinetes em pouco tempo. Tecidos mais fortes que não desfiam facilmente, como algodão ou feltro, são particularmente adequados.

Existem várias maneiras de fazer uma almofada de alfinetes: É possível forrar uma bola de algodão com tecido para fazer uma almofada redonda, ou pode recortar qualquer forma que desejar e costurar uma almofada plana.

Materiais mais fortes, como feltro, são particularmente adequados para este último. Uma ideia divertida é uma forma de cacto – e os pinos se tornam espinhos da planta! Não há limites para a sua criatividade.

Dica criativa: Encha sua almofada de alfinetes com esponja de aço em vez de algodão. Os pinos se afiam quando são inseridos – e permanecem afiados por muito tempo.

2.    Colcha de retalhos

Patchwork é a palavra-chave quando se trata de retalhos de tecidos. Com um pouco de paciência, um grande novo edredom consegue ser montado a partir de muitas pequenas partes individuais.

Brinque com formas e cores: junte os pequenos retalhos de tecido como quiser ou até mesmo organize-os em um novo padrão.

Em princípio, o patchwork pode ser expandido em muitos projetos de costura: mantas de piquenique, capas de almofadas, caminhos de mesa, cobertores de bebê, bolsas de cosméticos, etc.

3.    Xuxinha de cabelo

Não importa quantos compre, elas estão desaparecendo em massa de uma forma inexplicável: laços e xuxinhas de cabelo. Por outro lado, nunca consegue ter muitas delas!

Grandes laços de cabelo retrô podem ser produzidos a partir de pedaços de tecido, tudo o que precisa é de um pedaço de elástico.

Dobre a tira de tecido com o verso para dentro uma vez no sentido do comprimento, costure uma costura reta sobre ela, vire-a do avesso, puxe o elástico e feche tudo em um anel – pronto!

Por exemplo, se estiver costurando uma peça de roupa, uma sugestão é costurar um elástico de cabelo com o tecido restante e criar uma roupa perfeitamente coordenada!

4.    Faça sachês perfumados

Pequenos sachês perfumados exalam um perfume encantador com lavanda seca. Eles mantêm as mariposas afastadas ou servem como um auxílio para dormir ao lado de sua cama. E super prático e feitos a partir de retalhos de tecidos, são incríveis.

Gostou de aprender essas dicas para suas sobras de tecidos? Conheça o novo curso, Costura Criativa com Menino Costureiro e revolucione todas as suas técnicas de costura, aprendendo do zero!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos relacionados