Na hora de costurar, sobraram montes de sobras e pouco a pouco você está sentado em uma grande caixa cheia de retalhos de tecidos dos mais belos.
Eles geralmente são pequenos demais para fazer cortes para um grande projeto de costura – mas seria uma pena jogá-los fora!
É aqui que sua criatividade entra em jogo: existem inúmeros pequenos projetos para os quais é possível usar sobras de tecido para artesanato e belíssimas peças de patchwork.
Se gosta de costurar, provavelmente tem sobras de tecido de projetos de costura anteriores. Mas o tecido de camisas e camisetas velhas, cortinas ou roupas de cama geralmente é bonito demais para ser jogado fora.
Aqui você encontra muitas sugestões de como usar os seus retalhos de tecido – sejam peças maiores ou apenas pequenos pedaços… tudo ainda consegue ser usado!
Um pequeno pedaço de seu tecido favorito é imortalizado em uma almofada de alfinetes em pouco tempo. Tecidos mais fortes que não desfiam facilmente, como algodão ou feltro, são particularmente adequados.
Existem várias maneiras de fazer uma almofada de alfinetes: É possível forrar uma bola de algodão com tecido para fazer uma almofada redonda, ou pode recortar qualquer forma que desejar e costurar uma almofada plana.
Materiais mais fortes, como feltro, são particularmente adequados para este último. Uma ideia divertida é uma forma de cacto – e os pinos se tornam espinhos da planta! Não há limites para a sua criatividade.
Dica criativa: Encha sua almofada de alfinetes com esponja de aço em vez de algodão. Os pinos se afiam quando são inseridos – e permanecem afiados por muito tempo.
Patchwork é a palavra-chave quando se trata de retalhos de tecidos. Com um pouco de paciência, um grande novo edredom consegue ser montado a partir de muitas pequenas partes individuais.
Brinque com formas e cores: junte os pequenos retalhos de tecido como quiser ou até mesmo organize-os em um novo padrão.
Em princípio, o patchwork pode ser expandido em muitos projetos de costura: mantas de piquenique, capas de almofadas, caminhos de mesa, cobertores de bebê, bolsas de cosméticos, etc.
Não importa quantos compre, elas estão desaparecendo em massa de uma forma inexplicável: laços e xuxinhas de cabelo. Por outro lado, nunca consegue ter muitas delas!
Grandes laços de cabelo retrô podem ser produzidos a partir de pedaços de tecido, tudo o que precisa é de um pedaço de elástico.
Dobre a tira de tecido com o verso para dentro uma vez no sentido do comprimento, costure uma costura reta sobre ela, vire-a do avesso, puxe o elástico e feche tudo em um anel – pronto!
Por exemplo, se estiver costurando uma peça de roupa, uma sugestão é costurar um elástico de cabelo com o tecido restante e criar uma roupa perfeitamente coordenada!
Pequenos sachês perfumados exalam um perfume encantador com lavanda seca. Eles mantêm as mariposas afastadas ou servem como um auxílio para dormir ao lado de sua cama. E super prático e feitos a partir de retalhos de tecidos, são incríveis.
Gostou de aprender essas dicas para suas sobras de tecidos? Conheça o novo curso, Costura Criativa com Menino Costureiro e revolucione todas as suas técnicas de costura, aprendendo do zero!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…