Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Faça seu decote quadrado com revél ou forro

Neste artigo, mostraremos como arrematar decote quadrado com revél ou forro.

Esta é uma técnica no decote que ajuda a valorizar o colo e que tem feito sucesso no mundo da moda. Para isso, devemos criar e pregar um revel ou forro, além de fazer um acabamento.

Abaixo faremos um passo a passo para que você também possa confeccionar o seu e fazer sucesso no decote.

Materiais necessários para costurar o decote quadrado com revél ou forro

Há uma importância por trás do uso do revél ou do forro, pois muitas vezes as bordas dos tecidos não são unidas. A técnica apresentada usará o contorno da peça.

Para o molde do decote você precisará de:

  • Uma fita métrica
  • Lápis ou caneta
  • Papel para anotar medidas e traçar o desenho
  • Revél ou forro
  • Tecido
  • Tesoura

Para a costura, será necessário:

  • Linha de tecido
  • Máquina de costura
  • Alfinetes
  • Agulha para pesponto 1

Passo a passo

Antes de colocar a mão na massa, você precisa ter em mãos as medidas do decote no corpo da pessoa que você esteja usando como modelo, para que ele não precise de ajuste no futuro.

Feito isso, você deve moldar o decote. Sabendo a medida entre a base do ombro e o local que você deseja fazer o decote, meça também o início do decote até o outro lado.

O quadrado não deve ficar 100% reto, a sua base deve receber alças um pouco mais abertas, quase formando um “v”.

Sabendo as medidas, você deverá traçá-las no tecido, para formar o decote antes do recorte. Caso deseje, poderá traçar a margem quadrada nas costas também.

Feito isso, será necessário fazer o acabamento quadrado com revél ou forro. Lembre-se que você deve seguir as medidas anteriores para criá-lo, caso contrário poderá ficar com falhas.

Tendo o revél em mãos, você deve cortá-lo no tecido e na entretela, só então irá para a máquina de costura.

Uma dica é você alfinetar o revél no decote para que não saia do lugar enquanto costura, como também para corrigir desvios no corte, caso necessário. A folga desta costura deve ser 1 cm em cima e nas laterais do decote, mas nunca dentro.

As sobras de costura do tecido e do revel devem ficar abertas para que você possa juntá-las e costurá-las, uma sobre a outra. O decote deve ser alfinetado para ajeitar adequadamente.

Ao realizar a costura, inicie pelos ombros. Deve existir uma marcação para que você veja o local certo a ser seguido.

Por fim, faça um pique em cada lado do decote, mas que não seja muito grande. Faça mais dois nos ombros: dois na frente e dois atrás. Só depois repita o processo no meio.

Esses cortes de pique são necessários para que o tecido não fique arredondado, mas sim, quadrado como se deseja, então não deixe de fazê-los.

Tirando o tecido quase pronto do avesso, você deve utilizar o pesponto 1 para acabamento.

Essa costura será fundamental para dar um ótimo acabamento na roupa. Ela é aparente e provoca uma impressão de linha contínua. Para realizar, você deve começar da direita para esquerda.

Você pode encontrar o tecido de sua escolha e acessórios de costura no site da Maximus Tecidos, maior loja online de tecido do Brasil.

Caso tenha ficado interessado em fazer um curso de costura, seja para aprender a fazer decote de costura com revél ou forro ou para começar a costura do zero, a Maximus Escola de Moda disponibiliza cursos em seu site.

E então, o que você achou da técnica de costura do decote quadrado com revél ou forro?

Gostou do artigo? Agora é a sua vez, acesse nosso curso Gente que Ama Costurar e garanta seu curso. Quer comprar tecido? Acesse a loja virtual da Maximus Tecidos e confira a infinidade de tecidos para escolher o seu preferido.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *