Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tecido Algodão e Algodão Cru Para Que Serve?

Conhecer os tecidos é fundamental para quem deseja entender o universo da costura e produzir diferentes peças de roupas. Por isso que é importante saber mais sobre os tecidos de algodão e os tecidos em algodão cru.

Estes tecidos podem ser usados de diferentes formas, não é a toa que saber quais são suas principais aplicações e características é essencial para aproveitar o melhor deste material.

Sabe-se que o tecido algodão cru já foi muito utilizado para confeccionar roupas tanto para crianças, quantos para adultos. Atualmente o algodão cru é utilizado em artesanato, costura criativa e também na modelagem tridimensional, ou seja, na moulage.

Surgiram muitas variações dos tecidos de algodão, atualmente utilizadas na moda casual e social, portanto, conheça mais a respeito desse tecido e entenda para que ele serve no mundo da costura.

 Tecido Algodão Cru Para Que Serve?

Como é feito o tecido algodão?

Os produtores de tecidos de algodão derivam esse têxtil das fibras que envolvem as sementes de algodão.

Assim, para os produtores fabricarem os tecidos de algodão cru, eles devem primeiro separar o algodão da sua semente.

  • Antigamente, essa etapa era realizada manualmente, mas em 1794, o empresário americano Eli Whitney inventou um dispositivo mecânico que acelera bastante o processo de separação do algodão.
  • Hoje em dia, existem formas automatizadas dessa máquina de produzir algodão, o que torna o processo ainda mais fácil para os trabalhadores.

Com isso, algumas máquinas podem colher o algodão nos campos agrícolas e outras podem separar o algodão das sementes.

Além disso, antes da colheita mecanizada, geralmente os trabalhadores rurais precisam desfolhar – que é o processo de remover as folhas das plantas de algodão.

Em seguida, uma máquina colhe o algodão e remove qualquer sujeira do algodão.

Depois de limpo, na medida em que consiste em fibras de algodão puro, sem sementes ou sujeiras, ele é transferido para uma indústria de produção têxtil.

Nesta instalação, o algodão cru é penteado – que é o processo de formação de fibras de algodão em fios longos. Em seguida, esses fios são girados para criar fios.

Nesta fase, a produção dos tecidos de algodão está completa. Após isso, o fio de algodão pode ser submetido a uma variedade de tratamentos químicos para dar cor ao tecido.

Como é usado o tecido de algodão?

Aproximadamente 75% dos produtos de vestuário do mundo contêm pelo menos uma certa quantidade de algodão.

Em grande número, o algodão é a fibra têxtil mais amplamente usada no mundo, e os fabricantes podem transformar esse tecido em uma infinidade de diferentes tipos de produtos.

  • Como exemplo, a maioria das camisetas contém pelo menos uma certa quantidade de algodão e no caso do jeans verdadeiro, ele é feito de 100% algodão.

Assim, esse tecido é usado para fazer roupões de banho, tapetes, toalhas, lençóis, cobertores e edredons. Além disso, ele também pode ser usado para a produção de cortinas, tapeçarias e outros tipos de decoração.

Como o tecido de algodão é altamente respirável e absorvente, é muito comum as costureiras usarem ele para produzir roupas de clima quente, como camisetas, camisas, calças, roupas de malhas e etc.

Em suma, o algodão pode ser usado para fazer praticamente qualquer tipo de tecido para uso industrial ou para consumo próprio.

Conheça a loja Maximus Tecidos

Com o conhecimento de que o tecido de algodão é bastante usado na confecção na maioria das peças de roupas atualmente, qualquer costureira pode contar com esse material para a confecção de roupas em geral.

Se você já utiliza esse na confecção de roupas para seus clientes e está procurando uma loja de qualidade para adquiri-lo, acesse o site da Maximus Tecidos e descubra uma infinidade de opções de tecidos para costura!

Dessa forma, obter um tecido de algodão para roupas em moda casual ou social e também algodão cru encorpado para artesanato ou costura criativa, sem sair de casa nunca foi tão fácil e seguro! Realize sua compra e aguarde o produto chegar em sua casa e, tudo isso com muita qualidade e eficiência.

Confira as opções em tecidos de algodão disponíveis no site da Maximus Tecidos. Clique aqui!

Confira também as opções em algodão cru para costura criativa, artesanato e moulage disponíveis no site da Maximus Tecidos. Clique aqui!

 

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *