Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tecido plano e o rascunho da peça

O tecido plano é o mais utilizado entre costureiras, estilistas e alfaiates  em que o modelo são moldes em papéis que acabam sendo adaptados às linhas e proporções em um plano de duas dimensões.

É indicado para confeccionar peças para ocasiões formais nas quais tem necessidade o uso de camisa social, ternos e outros. Também pode ser dividido em subclasses:

  • Tecido plano simples é composto por um conjunto de fio de urdume e um de trama;
  • Tecido plano composto é a junção de mais de um de urdume e um (ou mais) de trama;
  • Tecido plano jacquard nos modelos simples e compostos contém grandes desenhos gerados pela diferença de ligamentos ou pela cor dos fios.

Tecido plano e o rascunho da peça

O tecido plano além de subclasses pode conter várias texturas como os felpudos e lenox, e são fáceis de serem diferenciados como a porosidade e quantidade dos fios que tem aspecto de lã.

Alguns exemplos de tecidos planos mais usados são: cetim, sarja, lã e tricoline. São tecidos que contém um nível de elasticidade muito usado para criação de peças esportivas e para serem usados no verão.

É considerada a principal forma de modelagem e costura, seu início é a partir de uma tabela de medidas e que logo após o modelista faz o desenho gráfico da peça e cria moldes básicos através de diferentes linhas curvas, paralelas e retas.

Para costurar no tecido plano, faça marcações de costura em um papel mais grosso ao redor do molde e tecido para facilitar no momento que for cortar e fazer marcações de costura, isso garante segurança e facilidade.

Usar o esquadro é o material essencial para fazer moldes, por ter um ângulo de 90 graus ajuda na criação e marcação das medidas exatas, é facilmente encontrado e com um preço muito em conta.

Faça moldes básicos de início até saber exatamente como vai ficar a peça finalizada, isso evita erros e desperdícios de tecidos, linhas e até perda de tempo tentando consertar o erro.

É muito importante que saiba como usar o tecido plano e seus variados tipos de tecidos e suas técnicas diferentes, muitos são necessários linhas próprias para não serem facilmente danificados ou ter um mal acabamento.

Existem alguns acabamentos que são feitos em malha mas também boas opções para serem usadas nos tecidos planos:

  1. A bainha é a mais comum e utilizada quando se fala em acabamentos no geral e principalmente em peças como camisetas e blusas;
  2. O acabamento viés pode ser feito de diferentes tamanhos e modelos, varia muito entre o tipo de tecido e peça que está sendo fabricada;
  3. Acabamento corte a fio deve se tomar cuidado ao ser realizado pois alguns tecidos planos tendem a desfiar, ao contrário da malha;
  4. O modelo de acabamento overlock é indicado para fazer ondulações no tecido e dar um acabamento diferenciado;
  5. Por último o acabamento de tira dupla muito usado para detalhar decotes principalmente em roupas femininas para realçar os corpos.

Conclusão

Para fabricar  peças mais sofisticadas e formais ou modelos mais casuais, o tecido plano pode proporcionar diversas possibilidades para produzir, basta usar a criatividade e sempre inovar na moda.

Ter cuidado com todo tipo e não só o tecido plano é importante. Se puder, lave a peça em mãos invés de colocar na máquina de lavar roupas, e após, deixe secar na sombra para evitar que o tecido desbote com menos tempo de uso.

Acesse nosso curso de costura Gente que Ama Costurar e nossa loja virtual da Maximus.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *