Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tecidos com brilho: Lamê e Lurex

Oi, gente! Eu sou a Camila Nishida e esse post vai ser puro brilho: vamos falar de lamê e lurex, esses tecidos que foram sucesso dos anos 80 mas que fazem parte da nossa vida até hoje compondo looks super modernos e estilosos.

Se preferir, você pode dar o play e acompanhar este post por este vídeo que eu preparei:

 

Confira todas as opções de lamê e lurex no site da Maximus Tecidos!

O lamê e o lurex são dois tecidos queridinhos da moda casual e moda festa, que sempre dão um “tchã” no look e não precisam de muita composição para deixar a produção super moderna e ousada.

TECIDO LAMÊ

O lamê é um tecido que tem a superfície formada por finíssimas lâminas brilhosas, que podem vir em prata, dourado ou em outras cores. É um tecido de textura e bastante presença.

Tecido lamê da Maximus Tecidos
Tecido lamê da Maximus Tecidos

Essas lâminas brilhosas vem por cima da base do tecido, e é isso que forma esse aspecto laminado que é a principal característica do lamê, inclusive, o que origina seu próprio nome.

Existem alguns tipos de lamê que quando olhamos e passamos a mão é tão lisinho que parece até ser impermeável devido a textura homogênea que ele tem, porém, normalmente só parece mesmo, porque eles não são. Um tecido pra ser impermeável precisa passar por todo um processo pra essa finalidade.

O brilho do lamê pode variar bastante, do mais chamativo ao mais sutil, mas a característica que não muda é a superfície laminada. 

O lamê é um tecido de caimento mais leve e com movimento, pode ser usado em peças como saias, vestidos, blusas e calças, tanto nos modelos mais soltos como nos mais justinhos ao corpo.

É muito importante usar um forro na hora da confecção com esse tecido, porque muitas vezes essas lâminas brilhosas podem incomodar se ficar em contato direto com a pele. Ótimas opções de forro são a malha helanca e malha segunda pele.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
TECIDO LUREX

Para falar do tecido lurex precisamos entender que o que é chamado de lurex, na verdade é o fio. É o “fio de lurex”. É por isso que existem tantos tecidos que levam o nome lurex, por exemplo: tricô lurex, malha lurex, crepe lurex e assim por diante. Isso significa que são tecidos que levam o fio de brilho na trama. 

Tecido tweed com fio lurex da Maximus Tecidos
Tecido malha acetinada lurex da Maximus Tecidos
Tecido tule lurex da Maximus Tecidos

Os tecidos lurex são bem brilhosos, com bastante textura e o caimento varia muito da base do tecido. Por exemplo: um tricô lurex tem o caimento diferente de uma malha lurex. Dessa mesma forma é um tecido que vai bem tanto no inverno quanto no verão.

De forma geral o lurex pode ser usados na confecção de blusas, saias e vestidos. Assim como lamê, é sempre importante fazer as peças forradas porque ele pode pinicar um pouquinho em contato direto com a pele.

Ele também é um tecido muito luxuoso da moda festa: um vestido de festa de lurex não precisa de muitas outras informações de moda pra roubar a cena. O brilho já faz esse papel por si só e ele pode ser usado em modelos de corte sereia ou princesa! 

No vestidos de saia princesa, uma dica é usar o tafetá com sevilha como forro da saia, porque isso vai dar um efeito mais amplo e volumoso.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
A VERSATILIDADE DO BRILHO DO LAMÊ E LUREX

Se tem uma coisa que eu amo na moda é a possibilidade da gente brincar com tantas texturas, cores e modelos diferentes. Houve uma época que a gente ouvia que: “brilho só pode usar a noite”. 

Claro que isso é muito pessoal e eu acredito que pra cada ocasião tem a dose adequada, mas eu amo montar um look com peças mais brilhosas de lamê ou lurex pra usar durante o dia.

Uma coisa que eu sempre faço é balancear com outras peças que sejam de tecidos ou tons mais neutros. Tudo é questão de equilíbrio! O importante é que você goste do que ta usando e esteja feliz!

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Confira todas as opções de lamê e lurex no site da Maximus Tecidos!

Eu espero que você tenha gostado desse conteúdo! Se gostou, comenta aqui embaixo pra eu saber, curta e compartilha com alguém que você acha que também vai gostar! Aproveita, se inscreve no canal da Maximus Tecidos no YouTube (clique aqui!) para ser avisada em primeira mão sempre que um vídeo como esse for pro ar e segue a gente nas redes sociais: @caminishida e @maximustecidos.

Um beijo e até a próxima!

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *