Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DICA DE COSTURA: APRENDA A TÉCNICA DE DEBRUAR SEM DIFICULDADE

A harmonia entre modelo, material e tecnologia é decisiva para uma boa técnica de debruar. Desde Coco Chanel, franjas em costuras, bordas e bainhas são um elemento óptico que está sendo constantemente reinterpretado.

Apesar de os fios do tecido serem cruzados de maneiras diferentes, muitos materiais podem se desfiar nas direções da urdidura, trama e diagonal.

Quando o debrum fica torto, não está se desfiando no sentido literal, é apenas uma abertura do tecido. É também assim que se obtém franjas. Várias explicações esclarecem essa possibilidade.

Técnica de debruar: por que é importante aprender pontos diferentes?

Para poder juntar pedaços de tecido e usá-los numa técnica de debruar é importante aprender algumas dicas para criar costuras. É primordial que seja utilizada uma costura adequada dependendo do tipo de projeto e material.

Ponto Corrido

O ponto corrido é particularmente útil para alinhavar duas ou mais peças de tecido juntas, ou para alinhavar bolsos, guarnições e outras peças. Também pode ser usado para marcar linhas. E é assim que funciona o ponto corrido:

Costure da direita para a esquerda. Os pontos conseguem ser vistos alternadamente na parte superior e inferior. O comprimento do ponto varia de acordo com a durabilidade dos pontos – quanto menor, melhor para alinhar.

Ponto Ajour oblíquo

O ponto oblíquo é sempre usado quando as camadas de tecido não devem se deslocar longitudinalmente ou transversalmente. O ponto de tensão diagonal é adequado para alinhavar tecido e lã de volume ou forro juntos.

Se o ponto for colocado a uma pequena distância, pode dar ao tecido uma fixação firme por muito tempo na técnica de debruar, o que é útil em golas de lapela, por exemplo. É assim que funciona o ponto de tensão diagonal:

Costure de cima para baixo ou vice-versa. O recorte fica à esquerda da punção.

Pesponto

O pesponto é usado principalmente ao costurar zíperes à mão. Este ponto à mão só pode ser visto como um pequeno ponto no lado direito do tecido. E é assim que o pesponto funciona:

Costure da direita para a esquerda. No lado direito do tecido, apenas 1 a 2 dedos de tecido são presos com a agulha antes que a agulha seja inserida novamente.

O que fazer contra costuras rasgadas?

Não consigo imaginar nada mais irritante do que quando as costuras das minhas roupas amorosamente costuradas se rasgam ou ficam presas na máquina de lavar.

Mas é exatamente isso que muitos fãs de costura relatam. Por esse motivo, a técnica de debruar é a mais indicada para que esses contratempos não aconteçam, já que se trata de uma costura para reforçar e dar acabamento.

Consertar uma costura rasgada é um dos truques de costura mais fáceis, porque você pode simplesmente costurar ao longo da costura que já está lá.

Além disso, a maioria das costuras são costuradas por dentro – então não precisa se preocupar que não ficará bonito mais tarde.

Muitas vezes é possível usar pequenos pedaços de tecido para preencher buracos em suas roupas. Portanto, se algo tiver que ser jogado fora, guarde um pedaço de tecido que ainda esteja em boas condições.

Conclusões finais

Costurar é mais fácil do que imagina, aprender não só a técnica de debruar, mas outros padrões de costura agora são viáveis com os conhecimentos de Idineia Merci, no seu curso Gente que Ama Costurar.

O que está esperando para estudar com uma das maiores profissionais desse país? Chegou o momento de conseguir uma renda-extra, ou quem sabe, ter uma nova profissão.

Confira as Máquinas de Costura Disponíveis no site da Maximus Tecidos: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *