Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Técnicas Criativas de Costura: Franjas

A criatividade deve fazer parte da vida de quem trabalha com costura. As técnicas criativas de costura, permitem que esse costureiro ou costureira inove o seu modo de trabalhar, conseguindo restaurar peças com mais facilidade, adicionar alguns detalhes à roupa com uma certa economia de material.

Aqui na Maximus, você aprenderá um pouco mais sobre técnicas criativas de costura, aqui em especial, sobre franjas. E ainda poderá se matricular em algum dos nossos cursos da Maximus Escola de Moda.

Que já conta com mais de 37 mil alunos, que já fazem moda com as próprias mãos.

Aplicação das técnicas criativas na aplicação de franjas

Aqui vamos explicar o passo a passo das técnicas criativas de costura, de como aplicar franjas em peças de roupas, de um jeito muito fácil e prático.

Primeiro é preciso conhecer bem o tecido a ser usado, existem alguns tecidos que são mais fáceis que outros para o processo das franjas. Tecidos como o lã, linho e outros que sejam de fios entrelaçados são mais práticos na hora de fazer as franjas.

Mas se for utilizar algum tecido diferente dos citados acima, a aplicação pode ser feita sem problema nenhum. O que muda é só o processo, vejamos a seguir como essa técnica criativa de costura é bem simples:

Passo 1: Estique completamente o tecido, onde deseja fazer a aplicação das franjas. Com a ajuda de uma régua, trace uma linha reta de uma ponta até a outra. Pode usar qualquer instrumento que risque bem o tecido.

Depois disso, faça um corte ao longo da linha que foi riscada. Pode usar qualquer material à sua disposição. Mas tenha cuidado se for usar uma esteira de corte ou cortador rotativo.

Com a ajuda de um régua, posicione a linha de corte do tecido com a linha do corte da esteira. Para que o corte seja feito com precisão. Utilize o instrumento de corte em direção contrária ao seu corpo, a precisão será maior.

Repita o processo em todos os lados que deseja corrigir o tecido.

Passo 2: Você deve determinar o tamanho da franja que deseja aplicar no tecido. Trace essa distância paralela à borda do tecido, em todas as laterais que deseja aplicar a franja.

Passo 3: Faça uma costura sobre a linha tracejada. Se usar uma máquina, faça com pontos ziguezague estreitos. Costurando mais de um lado, vá virando os cantos e dando pontos nesses cantos para reforço na costura. Se estiver costurando à mão, dê um ponto atrás para o mesmo reforço.

Passo 4: Delicadamente, puxe o fio do tecido que está paralelo à costura. Se estiver difícil, pode utilizar uma agulha como ajuda. Ao retirar esse fio que está paralelo à costura, irá aparecer uma pequena franja. Continue repetindo o processo, até que reste apenas a franja e a costura feita.

Caso queira fazer franjas em mais lados do tecido, repita todo o processo na sua totalidade.

Dica importante: Se for utilizar esta técnica criativa de costura em algum tecido que não seja possível fazer dessa forma, puxando os fios, é possível realizar o processo com uma tesoura. O procedimento inicial é parecido.

Determine o tamanho que deseja que a franja tenha, e faça uma costura paralela. Ao invés de puxar os fios, nesse caso você deve fazer cortes da base do tecido até a costura. Os cortes podem ter a largura que desejar, mas é aconselhável que essas tiras de tecido sejam mais finas para dar mais volume.

Repita o processo ao longo da região que desejar.

A aplicação da franja é apenas uma das técnicas criativas de costura existentes que você pode estar aprendendo ou se aperfeiçoando no curso Arte do Bordado à Mão, ou em tantos outros na Maximus Escola de Moda.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *