Técnicas de acabamento na costura


6
6 points

Existem diversas técnicas de acabamento na costura, que são utilizadas em situações especificas, onde o modelo de roupa ou o tecido pede uma finalização diferente.

Por isto, é preciso se aprofundar nos conhecimentos sobre acabamento e especializar a sua forma de trabalho, deixando sua atuação no mundo da costura ainda mais profissional.

Veja neste artigo as diferentes técnicas de acabamento na costura e por que é tão importante aprende-las.

Técnicas De Acabamento Na Costura

Por que é preciso conhecer as técnicas de acabamento na costura?

O acabamento é o último passo para concluir uma peça e, com ele, o resultado de seu trabalho pode ser ainda melhor.

Por isto, é importante entender quais os principais tipos de acabamentos existentes e saber exatamente em qual tipo de tecido ou peça eles devem ser aplicados.

A partir de um bom acabamento, é possível adquirir ainda mais experiência em seu trabalho como costureira e produtora de peças de tecido.

O acabamento é considerado uma das etapas mais importantes e, apesar de parecer muito difícil, praticar as técnicas é o principal requisito para trabalhar bem a finalização de suas peças.

Quais são as principais técnicas de acabamento na costura?

Existem diversas técnicas de acabamento dentro do mundo da costura, mas, apesar da grande variedade, podemos contar com algumas que são consideradas as principais e mais utilizadas técnicas para finalização e acabamento.

Elas são:

  • Costura francesa, uma técnica muito utilizada e versátil;
  • Rebatida, muito utilizada na produção de camisas sociais;
  • Picote, um acabamento feito com o auxílio de uma tesoura;
  • Ziguezague, muito utilizado em tecidos com uma flexibilidade considerável;
  • Hong Kong, acabamento utilizado em finalização de peças para alfaiataria de verão e forros.

Entendendo como utilizar estas técnicas de acabamento, é possível produzir diversas peças, de vários estilos.

Além disso, dependendo do estilo do tecido, as peças podem receber vários tipos de acabamento, variando do modelo em que está sendo trabalhado.

Veja quais são os principais passos para realizar um acabamento perfeito no mundo da costura

Para desenvolver um bom acabamento de sua peça, é preciso seguir alguns passos e considerar algumas técnicas que são muito importantes e devem ser levadas a sério:

  • Escolha com sabedoria qual linha e agulha serão utilizadas na confecção da peça e na realização do acabamento, pois isto terá toda a diferença no resultado final;
  • Considere diversos fatores no tecido antes de escolhê-lo mas, lembre-se, nem sempre tecidos com valores muito altos são considerados de boa qualidade;
  • Leve em conta qual o horário e clima em que a peça será utilizada, para que sua produção aconteça da melhor forma e seja possível lhe proporcionar um bom acabamento, de acordo com a ocasião;
  • Se o tecido escolhido for de um material fino, os elementos para sua composição deverão ser selecionados dentro deste mesmo estilo, seguindo uma linha mais refinada;
  • Utilizar um molde na hora de preparar uma peça, pode ser uma boa opção e auxiliar na hora do acabamento, pois isto irá contribuir para não acontecer erros na hora de finalizar a costura;
  • Cada tipo de acabamento deve ser visto de forma diferente e, para isto, deve ser utilizada uma entretela como recurso para contribuir com a finalização do acabamento.

Desenvolver e trabalhar diferentes técnicas de acabamento na costura, pode contribuir para o desenvolvimento de seu trabalho e fazer com que suas peças sejam de melhor qualidade.

Por isto, se você deseja se aprofundar no universo da costura, procure novas técnicas de acabamento na costura e seja um profissional experiente, com peças únicas e exclusivas.

Clique aqui e conheça o Livro de Acabamento da Marlene Mukai no site da Maximus Tecidos!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

6
6 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
11
Amei
Incrível Incrível
2
Incrível
O Melhor O Melhor
1
O Melhor
Maximus Tecidos

A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

2 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.