fbpx

Tecnologia e tecidos: a produção em massa


2
2 points

A tecnologia já mudou e revolucionou vários aspectos de nossa vida, incluindo a maneira com a qual nos vestimos, e é por isso que é necessário saber um pouco mais sobre a tecnologia e tecidos, e qual o impacto real dessa combinação.

Não precisamos ir muito longe: Nos anos 50, por exemplo, se você queria uma jaqueta, era necessário ir até um alfaiate e encomendar. Hoje, com apenas um clique, você compra a jaqueta que quiser, do tecido que desejar, e milhares de pessoas vão ter uma jaqueta exatamente igual a sua, já que são feitas em largas escalas.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre tecnologia e tecidos, e como a produção em massa revolucionou o mundo da moda, confira com a gente esse guia completo, e se surpreenda!

Foto: Pinterest

Tecnologia e tecidos: uma linha de tempo

Para entendermos melhor como a tecnologia e tecidos mudou a dinâmica da moda, é necessário que voltemos no tempo, e analisamos as questões de determinada época, e como era a moda.

• Anos 50

Os anos 50 foi um período muito particular para a moda, os vestidos de tubo começaram a fazer um grande sucesso, mas ainda assim não foram capazes de ofuscar os famosos vestidos rodados.

Nessa época, quando pensamos em tecnologia, em vários âmbitos ela já tinha trago mudanças, mas ainda não no mundo da moda. Para ter uma peça, você deveria ir até um alfaiate e encomendar uma exclusiva.

• Anos 60

A moda dos anos 60 também é muito característica. As calças e jaquetas ficaram mais presentes nos looks, e a estampa de poá ganhou o mundo todo. Nessa época, as grandes marcas de grife já começavam suas produções em larga escala, mas ainda muito longe do que conhecemos hoje.

• Anos 70

O ano da moda hippie alternativa foi marcado pela expansão das lojas de departamento, que começaram a produzir suas roupas em larga escala, graças a tecnologia da época

• Anos 80

Já nos anos 80, a maioria da população dos países mais desenvolvidos, já utilizavam roupas feitas em produções de larga escala, e já era comum as pessoas encontrarem outras com peças exatamente iguais.

• Anos 90

Para a moda, os anos 90 também foram um dos mais impactantes, e presentes até o dia de hoje. As calças jeans de cós alto, as moms jeans e as camisetas estampadas eram em sua grande maioria produzidas em larga escala.

• Anos 2000

Agora, nos anos 2000, é raro uma pessoa que consome uma peça feita sob medida. A maioria de nós, tem o costume de adquirir peças de departamento, já que são mais baratas e rápidas.

A tecnologia revolucionou a moda!

As grandes grifes também tiveram que se adaptar quando o assunto é tecnologia e tecidos. Por mais que elas se utilizem dessa mesma tática, também encontraram um nicho específico de pessoas que ainda desejam se vestir a moda antiga, com roupas exclusivas e feitas sob medida, mas para manter esse estilo, o custo pode ser um pouco mais elevado.

Foto: Pinterest

Agora que você já conhece tudo sobre a tecnologia e tecidos, em sua opinião, qual é mais interessante, as peças produzidas em larga escala ou as clássicas feitas sob medida?

Ouça o episódio da Rádio da Costureira sobre costura, tecnologia e cultura maker com Jasmine Moreira

Confira todos os tecidos da Maximus Tecidos aqui!


Like it? Share with your friends!

2
2 points

What's Your Reaction?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
5
Amei
Incrível Incrível
2
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Maximus Tecidos
A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

One Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.