Oi meninas e meninos! Tudo bem com vocês? Neste artigo vou compartilhar com vocês um pouco sobre as minhas pesquisas de tendências de moda para a temporada de primavera e verão 2022/2023.
É muito complicado quando você fala em tendências, afinal têm aquelas que caem no gosto das pessoas e aquelas que não. Geralmente no Brasil, as tendências são muito copiadas das tendências que saem na Europa. São coleções inspiradas nos desfiles de moda da França, de Milão, de Berlim, de Londres e Nova Iorque.
Os estilistas pegam um pouquinho de cada coisa, adaptam para o nosso clima e para o nosso gosto, uma vez que o brasileiro é menos conservador que o restante dos países (gostamos de mais cores por exemplo), e colocam nas nossas estações.
No próximo verão, vai ter um pouquinho de tudo. Percebi que vão ter muitas peças boho, que é aquele estilo meio hippie, mas com um ar mais moderninho. Vão ter muitas peças de amarração, muitas peças com recortes, minissaias…
Quanto as cores, a inspiração é os anos 2000, então vamos ver bastante aquelas cores fortes, tipo azul tifany, azul royal, rosa choque, pink valentino, amarelo bem forte, verde forte também. São cores que eu gosto muito para o nosso verão, porque combina muito com o Brasil.
Além das minissaias que eu mencionei, também veremos calças com cintura baixa. Não são calças tão baixas como se usou nos anos 2000, é quase uma cintura média. Calças também com cortes mais retos. As calças estilo clochard ou aquela com punho no tornozelo, essas saem um pouco de moda.
Saem também de moda aquelas mangas muito bufantes, aquelas mangas grandes. Agora são peças mais certinhas no corpo, mais alinhadas.
Entra a alfaiataria também, e uma alfaiataria mais alinhada no corpo. Diminui um pouco o oversize, aqueles peças maiores com volume.
É claro que dentre tudo isso que eu apresentei para vocês de tendência, vai depender o que vai pegar. Afinal, uma coisa é uma tendência, outra coisa é se essa tendência vai virar moda. Tem peças que viralizam, como no verão passado, por exemplo, quando lançaram os babados. As saias de babados estavam por todos os lados. Essa é uma aposta que para o próximo verão, já fica mais de lado. Aquela moda ciganinha também vai ser esquecida e vão surgindo outros modelos.
Agora é pagar pra ver o que todo mundo vai ter. Sempre tem em cada estação aquela peça que todo mundo quer usar. Depois as outras se completam de acordo com o estilo de cada pessoa. As vezes uma pessoa se adapta mais com as blusinhas e croppeds de amarração. Já uma outra pessoa prefira as peças inteiras, como um vestido com vazados ou uma roupa mais boho, que tem um ar romântico.
Resumindo, quando se fala em tendências, algumas peças se tornam moda por que viralizam e outras por estilo pessoal.
Aproveitando, se você quer aprender a modelar e costurar peças que são tendências da moda primavera e verão 2022/2023, eu te convido a participar do Minicurso Gratuito de Modelagem e Costura que eu vou realizar em parceria com a Maximus Tecidos!
Você irá aprender a fazer do zero três peças clássicas, que vestem bem todos os tipos de corpo: uma saia envelope, um vestido kimono e uma calça pareô.
Se você quer aprender a fazer os seus próprios moldes para ter mais liberdade na criação das roupas, conheça meu Curso Online Modelista Profissional: Saiba mais Aqui!
Também tenho o Curso Online Modelagem Profissional de Malhas: Saiba mais Aqui!
Os dois cursos são em parceria com a Escola de Moda Online da Maximus e são Certificados pelo MEC através da Faculdade Brasília.
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…