Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tendências de tecidos para vestidos de noiva

Oi, aqui é a Gi, como vai?

Pra quem ainda não me conhece e gostaria de saber um pouco mais sobre quem sou, minha historia, e como comecei a costurar vestidos para noivas, sugiro fortemente que escutem o episódio 41 da Radio da Costureira (clique aqui). ♥

Estou aqui hoje para falarmos sobre um assunto que amo: moda noiva e os principais tecidos para vestidos de noiva mais usados no momento.

  1. TULE
  2. MUSSELINE
  3. CETIM
  4. RENDA

Tenho tido a honra de vestir mulheres para dia especiais e com isso tenho aprendido na pratica,o quanto escolher os tecidos para vestidos de noiva adequados para cada modelo fazem toda a diferença no resultado final.

Mas o que você quer dizer com ”adequados”, Gi?

Pois bem, cada modelo de vestido casa com um tipo de tecido. Digamos que, se uma noiva deseja um vestido leve e esvoaçante e escolha um cetim encorpado, não seria a melhor opção não é mesmo? Como também se a ideia é criar um vestido encorpado, uma musseline seria terrível nesta situação.

Quando optamos por fazer um vestido sob medida, precisamos que a costureira e cliente estejam alinhadas. Dai a importância de uma boa conversa, para entender o que a noiva deseja de fato e para que a costureira seja capaz de ver o modelo e aconselhar sobre o tecido de noiva ideal.

Esse é o segredo para o vestido dos sonhos: dar match com sua costureira.

Levando isso em consideração, fiz uma listinha com alguns dos tecidos mais utilizados para noivas atualmente:

OS PRINCIPAIS TECIDOS PARA VESTIDOS DE NOIVA:

TULE

O tule tem origem francesa, surgiu em 1700 numa cidadezinha chamada Tulle, daí vem o seu nome.

Tecido tule francês cristal da Maximus Tecidos

Era muito usado como forro e anáguas, afim de armar os vestidos, mas sempre escondido. Em 1832 ganhou o coração dos admiradores da moda apos a primeira Bailarina usar um tutu .

Hoje em dia, ainda é usado para criar armações para vestidos, mas o vemos em vestidos lindíssimos com camadas e camadas de tule. É muito delicado e traz sofisticação, sendo possível criar drapeados e modelagens fluidas.

Foto: reprodução.
Foto: reprodução.
Confira todas as opções de tule aqui no site da Maximus Tecidos!

MUSSELINE

Tecido muito utilizado para vestidos de festa em geral, a musseline é um tecido muito procurado e de baixo custo. É um tecido extremamente leve e transparente, perfeito para vestidos esvoaçantes ao vento.

Tecido musseline toque de seda da Maximus Tecidos.

É a melhor escolha quando se deseja fluidez. Saias em musseline costumam dar um caimento belíssimo e por isso é um tecido tão amado e escolhido para festas.

Também traz muita delicadeza e pode ser combinada com outros tecidos.

Foto: reprodução.
Foto: reprodução.
Confira todas as opções de musseline aqui no site da Maximus Tecidos!

CETIM

Sou uma admiradora de cetim. De todos eles. Trata-se de um tecido clássico e muito elegante. São brilhantes e macios ao toque e cara cada efeito, existe um cetim correto. Abaixo 3 dos mais procurados:
CETIM COM ELASTANO: muito utilizado para a forro dos vestidos. Sempre opte pela versão com elastano, garante um caimento melhor.
Tecido cetim com elastano da Maximus Tecidos.
CETIM DUCHESE: um tecido acetinado, ótimo para vestidos mais acinturados e encorpados. É um tecido nobre que remete a elegância e sofisticação. Super em alta nesta temporada e continuaremos vendo fortemente nas próximas. Perfeito para noivas modernas que querem fugir das rendas, por exemplo.
CETIM BUCOL: muito semelhante ao duchese, mas mais encorpado. Muito utilizado para criar vestido com volumes e pregas bem assentadas. Seu caimento remete a nobreza e elegância. Ficam lindos em cortes evasê ou num modelo sereia arrasador!
Tecido cetim bucol leve com elastano da Maximus Tecidos.
Foto: reprodução.
Foto: reprodução.

RENDAS

Deixei as queridinhas para o final, pois as rendas têm o meu coração. São românticas por si só e são capazes de deixar os vestidos muito mais interessantes e com detalhes.
Para as amantes da historia da moda, antigamente as rendas eram feitas a mão, seus desenhos eram feitos sob um papel manteiga e demorava-se meses para serem feitas. Veio para o Brasil, com os portugueses e de lá pra cá, por meio da tecnologia, são feitas por maquinas que criam os mais diversos desenhos e formas.
Há muitos tipos de renda, o que também influencia no resultado do vestido de noiva desejado. Vou salientar as minhas prediletas:
RENDA CHANTILLY: super suave e leve e com fundo transparente, é uma das rendas mais delicadas que temos no mercado.
Tecido renda chantilly cordonê da Maximus Tecidos.
Foto: reprodução.
Foto: reprodução.
Foto: reprodução.
RENDA SOUTACHE: possui fios mais grossos que contornam as flores, não é leve como a chantilly, mas é uma das mais utilizadas e é também muito sofisticada. Ótima pra ser usada em aplicações.
Foto: reprodução.
Foto: reprodução.
RENDA GUIPIR: possui fios mais mais grossos . É um tecido muito trabalhado e possui relevo. Pode ser usado sem forro sobre a pele, e também para criar detalhes em partes distintas, como costas, mangas…
Foto: reprodução.
Foto: reprodução.
E dentro disso, há infinitas possibilidades. Vestido de noiva todo rendado, com a parte do busto em renda ou com apliques de renda, as opções são muitas…
O assunto é bastante abrangente e hoje em dia há muitas opções lindas de tecidos para vestidos de noiva, o que facilita a vida de costureiras e noivinhas.
Gostaram de saber um pouquinho mais sobre os tecidos?
Por hoje é só meninas! Obrigada por lerem.
Dúvidas? Deixe aqui nos comentários 🙂
A Maximus Tecidos Finos é a maior loja do Brasil e conta com opções maravilhosas e de muitíssima qualidade em seu site.
No site, você consegue ver as opções e conta com a ajuda das consultadoras para tirar qualquer duvida sobre o tecido escolhido: clique aqui para conferir!
Um beijo, Gi

Assuntos Relacionados

Comentários

5 respostas

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *