Utilizados na confecção de roupas, lençóis, toalhas, e até mesmo ataduras hospitalares, os tecidos têxteis têm uma infinidade de composições e combinações possíveis. Saber a diferença entre os tipos de tecidos têxtil é muito importante no momento da fabricação de uma peça.
A matéria base pode ser de fibras naturais como, por exemplo o algodão, a seda e o linho, ou de fibras sintéticas, como a viscose, o poliéster, e o elastano.
Sua utilização é ampla, pode ser usado na confecção de:
Nos tópicos a seguir, vamos aprender um pouco mais sobre suas origens, os diferentes tipos de tecido têxtil e suas variadas combinações.
Como vimos anteriormente, o tecido têxtil pode ter como base as fibras naturais ou sintéticas.
Essas fibras passam por diversos processos nas indústrias têxteis antes de chegarem como produto final ao consumidor. São etapas importantes:
Ao serem concluídas essas etapas, são várias as possibilidades de produtos finais, como por exemplo:
No momento da confecção, é muito importante saber qual o tipo de tecido têxtil será utilizado, pois, cada peça pode precisar de um tecido específico, para ter um resultado de sucesso.
Vamos listar algumas opções de tecidos para costura mais utilizados pelas indústrias têxteis:
São muitas as diferenças entre esses dois tipos de fibra, a principal delas e cada uma delas pode resultar em diferentes produtos têxteis.
As fibras naturais são as de origem animal, como a seda e a lã, vegetal, como o algodão, cânhamo linho, ou mineral, como é o exemplo do amianto, que é muito utilizado na confecção de roupas e até mesmo de materiais de construção civil.
Já as fibras sintéticas são criadas em laboratório, utilizando em sua base produtos químicos da indústria petroquímica, e algumas de suas composições podem imitar perfeitamente as fibras naturais.
Essas fibras podem ser combinadas no processo de criação de tecidos, resultando em diferentes tipos de tecido têxtil.
Em primeiro lugar, o mais importante é qual o tipo de produto você pretende produzir. Como vimos acima, são vários os tipos de tecido têxteis disponíveis no mercado hoje.
Na confecção de roupas, por exemplo, você pode dar preferência para os tecidos como seda, moletom, tecidos de teagem mista ou combinados. Cada um deles tem um caimento muito específico, podendo ser usado em peças como: camisetas, calças, blusas de frio, roupas íntimas e etc.
Na confecção de artigos para o lar, como toalhas de mesa, cortinas, roupas de cama, entre outros, são opções interessantes: Seda, Tecido Jacquard, entre outros. Como a variedade de produção é extremamente ampla, se faz muito necessário conhecer e saber trabalhar com diferentes tipos de tecido têxtil
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…