Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tipos de tecidos têxtil

Utilizados na confecção de roupas, lençóis, toalhas, e até mesmo ataduras hospitalares, os tecidos têxteis têm uma infinidade de composições e combinações possíveis. Saber a diferença entre os tipos de tecidos têxtil é muito importante no momento da fabricação de uma peça. A matéria base pode ser de fibras naturais como, por exemplo o algodão, […]

Tipos De Tecidos Têxtil

Utilizados na confecção de roupas, lençóis, toalhas, e até mesmo ataduras hospitalares, os tecidos têxteis têm uma infinidade de composições e combinações possíveis. Saber a diferença entre os tipos de tecidos têxtil é muito importante no momento da fabricação de uma peça.

A matéria base pode ser de fibras naturais como, por exemplo o algodão, a seda e o linho, ou de fibras sintéticas, como a viscose, o poliéster, e o elastano.

Tipos De Tecidos Têxtil

Sua utilização é ampla, pode ser usado na confecção de:

  • Sapatos
  • Roupas
  • Toalhas de mesa
  • Colchões

Nos tópicos a seguir, vamos aprender um pouco mais sobre suas origens, os diferentes tipos de tecido têxtil e suas variadas combinações.

Transformação de fibras em fios

Como vimos anteriormente, o tecido têxtil pode ter como base as fibras naturais ou sintéticas.

Essas fibras passam por diversos processos nas indústrias têxteis antes de chegarem como produto final ao consumidor. São etapas importantes:

  • Fiação
  • Tecelagem
  • Beneficiamento de tecidos

Ao serem concluídas essas etapas, são várias as possibilidades de produtos finais, como por exemplo:

  • Malha
  • Mistos
  • Tramados

As diferenças dos tecidos para costura

No momento da confecção, é muito importante saber qual o tipo de tecido têxtil será utilizado, pois, cada peça pode precisar de um tecido específico, para ter um resultado de sucesso.

Vamos listar algumas opções de tecidos para costura mais utilizados pelas indústrias têxteis:

  • Tecido Jacquard: Esse tipo de tecido é muito utilizado na confecção de roupas, toalhas de mesa, e até mesmo acessórios. Ele se destaca pelos padrões gráficos resultantes de sua confecção
  • Moletom: Conhecido no mundo todo em confecções para o inverno, esse tecido é composto por uma de suas partes aveludadas, o que dá um toque confortável, e aquece bem em baixas temperaturas.
  • Seda: Derivada de uma fibra natural, é um tecido nobre e tem um caimento leve e confortável. Tem uma variedade infinita em suas utilizações, como por exemplo na confecção de roupas, guardanapos, lençóis, entre outros.

As fibras naturais e as Fibras sintéticas

São muitas as diferenças entre esses dois tipos de fibra, a principal delas e cada uma delas pode resultar em diferentes produtos têxteis.

As fibras naturais são as de origem animal, como a seda e a lã, vegetal, como o algodão, cânhamo linho, ou mineral, como é o exemplo do amianto, que é muito utilizado na confecção de roupas e até mesmo de materiais de construção civil.

Já as fibras sintéticas são criadas em laboratório, utilizando em sua base produtos químicos da indústria petroquímica, e algumas de suas composições podem imitar perfeitamente as fibras naturais.

Essas fibras podem ser combinadas no processo de criação de tecidos, resultando em diferentes tipos de tecido têxtil.


Como saber qual é a melhor opção para o meu produto?

Em primeiro lugar, o mais importante é qual o tipo de produto você pretende produzir. Como vimos acima, são vários os tipos de tecido têxteis disponíveis no mercado hoje.

Na confecção de roupas, por exemplo, você pode dar preferência para os tecidos como seda, moletom, tecidos de teagem mista ou combinados. Cada um deles tem um caimento muito específico, podendo ser usado em peças como: camisetas, calças, blusas de frio, roupas íntimas e etc.

Na confecção de artigos para o lar, como toalhas de mesa, cortinas, roupas de cama, entre outros, são opções interessantes: Seda, Tecido Jacquard, entre outros. Como a variedade de produção é extremamente ampla, se faz muito necessário conhecer e saber trabalhar com diferentes tipos de tecido têxtil

Na Maximus Tecidos você encontra as mais variadas opções de tecidos disponíveis do mercado, moda festa e moda casual.

 

 

 

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *