O crepe é um tecido muito utilizado na moda festa. Mas faz muito sucesso também na moda casual chique e em diversas outras peças. Hoje iremos abordar sobre os tipos e usos do crepe, com informações bem completas para tornar o trabalho com esse tecido muito mais fácil.
Cada tipo de crepe possui características específicas que irão interferir no resultado final da confecção. Alguns tipos são bem parecidos, portanto é preciso saber diferenciar cada um deles para trabalhar corretamente e obter o resultado esperado.
Vamos aprender sobre os tipos e os diversos usos do tecido crepe? Confira.
Nesse tópico iremos apresentar os diversos tipos e usos do crepe e algumas peças que se relacionam com cada tipo.
O crepe bubble possui esse nome pois sua trama lembra pequenas bolhas. Ele é um tecido super versátil e muito utilizado para confeccionar roupas da moda verão que são leves e soltas.
Existem dois tipos de crepe bubble: o fosco e o acetinado. O fosco tem um toque mais seco, já o acetinado possui uma textura mais macia e sedosa.
O crepe lorraine é um tecido totalmente liso. Ele é a versão sintética do crepe de seda, então já dá para imaginar como esse tecido é sedoso e macio. Ele pode ser utilizado tanto para fazer vestidos de festa com um caimento mais leve ou camisas femininas, que ficam muito elegantes com esse tecido.
O crepe nuage tem um caimento bem leve e um brilho acetinado muito charmoso. Ele é bem parecido com o crepe lorraine, porém o crepe nuage possui pequenas fissuras que deixam o seu toque mais texturizado.
O crepe dior faz parte dos crepes mais encorpados, que são ideais para vestidos de festas mais colados já que são bem encorpados e possuem elastano em sua composição. Esse crepe combina com quem busca um brilho cintilante e muito elegante. Ele é ideal para confeccionar vestidos de festas bem justos como os no estilo sereia, semi sereia e o famoso tubinho.
O crepe vogue possui a mesma espessura do crepe Dior porém, seu brilho é mais acetinado, o que torna as peças um pouco mais discretas. O crepe vogue também é bem liso. Ideal para peças mais sedosas como vestidos longos e para moda festa.
O crepe valentino é o mais texturizado de todos os tipos. Ele possui uma linda estrutura e é a melhor opção para quem deseja um tecido mais pesado e com um brilho sutil. Ele não possui elastano em sua composição, porém, se ajusta perfeitamente ao corpo podendo ser utilizados para confeccionar roupas mais coladas.
O crepe pasquale é bem parecido com o crepe Valentino, que são duas categorias de crepes mais encorpados. A diferença entre esses dois tipos é que um é mais fosco enquanto outro é mais brilhante. O crepe pasquale é o mais encorpado entre os dois e também pode ser utilizado para vestidos de festa no estilo sereia, reto ou tubinho .
Os tipos e usos do crepe são bem diversos não é mesmo? Mesmo que as dicas estejam concentradas em vestidos de festa, os variado tipos de crepe conseguem fazer com que eles variem bastante de textura e caimento. Então, é possível obter resultados surpreendentes e variados utilizando o tecido crepe.
Gostou de conhecer mais sobre os tipos e usos do crepe? Arrisque-se em trabalhar com esse maravilhoso tecido que também possui um preço super justo e acessível.
Confira as opções em crepe disponíveis no site da Maximus Tecidos. Clique aqui!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…
View Comments
Gostaria de saber qual crepe não amarrota. Eu viajo muito e sempre procuro levar na mala roupas que não amarrotam.