Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Técnicas Criativas: Torçado em vidrilho e miçanga

É muito comum encontrarmos no canto do guarda roupa, aquela peça que já não tem mais aquele brilho, ou até uma roupa recém comprada que não tem muito atrativo que você possa estar personalizando.

A parte boa disso tudo, é que podemos utilizar técnicas criativas, para darmos vida a essas roupas. Aqui, vamos ensinar o passo a passo de como fazer um torçado em vidrilho e miçanga, que com certeza renovará bastante a peça utilizada.

Essa tendência de personalização tem ganhado muito espaço nos últimos anos, e está presente em todos os níveis da moda. Da roupa mais barata, até a mais cara. Para adultos ou crianças.

Se você deseja criar algo exclusivo para si, para algum amigo ou familiar, ou até mesmo para seu empreendimento. Essa é uma boa oportunidade de aprender ou de se inteirar mais sobre essa técnica.

Aqui na Maximus, você pode contar com diversas técnicas criativas, incluindo a de torçado em vidrilho e miçanga. E ainda poderá encontrar na Maximus Escola de Moda, diversos outros cursos do seu interesse.

Aplicação das técnicas criativas em Torçado em vidrilho e miçanga

Se sua intenção for dar uma vida nova a uma peça de roupa ou  personalizá-la, o torçado em vidrilho e miçanga é uma ótima opção. É uma técnica que se bem aplicada, a peça fará sucesso em qualquer situação.

O vidrilho e a miçanga podem ser encontrados em qualquer armarinho que venda materiais de corte e costura. Como esse material é bem versátil, pode ser aplicado em vários materiais e o melhor, sem gastar muito.

A seguir, acompanhe o passo a passo da aplicação do torçado em vidrilho e miçanga.

Passo 1: Antes de tudo, o desenho a ser feito no tecido deve ser idealizado. Depois de decidido, o desenho deve ser passado para a peça. Para o bordado, é recomendável a utilização de uma linha fina e resistente. Linhas de poliéster(nylon próprio para costura) é uma ótima indicação.

Passo 2: Depois de ter escolhido o tipo de vidrilho e miçanga, recomenda-se que coloque-os em cima do desenho antes da aplicação, para ter uma melhor ideia de como será feita a aplicação.

Passo 3: Comece atravessando o tecido com a agulha e a linha do material escolhido pela parte de trás, e vá passando o vidrilho e a miçanga pela agulha, de forma que vá formando o desenho escolhido no lado direito da peça.

Passo 4: Para ter um torçado em vidrilho e miçanga resistente, vale fixar bem o material cada vez que for colocado. Um nó depois de cada peça.

Passo 5: Certifique-se que todas as pedrarias estão bem colocadas, formando o desenho desejado e bem fixadas. Finalize com um arremate firme, e aparando qualquer ponta de linha que tenha ficado no lado avesso. Essas pontas costumam incomodar durante o uso.

Dicas importantes: As linhas de poliéster (nylon próprio para costura), são transparentes, podem ser utilizadas em qualquer cor de tecido.

Para criar um torçado em vidrilho e miçanga de ótima qualidade, utilize bons materiais. Eles têm um custo mais elevado, mas valerá a pena depois do resultado final.

Caso faça a aplicação em algum tecido que vez ou outra necessite ser passado à ferro, utilize linhas convencionais para costura, sempre linha dupl, mas de boa qualidade. E sempre passe pelo lado avesso.

A aplicação do torçado em vidrilho e miçanga é apenas uma das técnicas criativas de costura existentes, que você pode estar aprendendo ou se aperfeiçoando no curso Arte do Bordado à Mão, ou em tantos outros na Maximus Escola de Moda.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *